Quais são os grandes problemas dos carros elétricos para o mais tradicional dos condutores? Autonomia inconsistente e por vezes baixa, tempo de carregamento, e “futuro” das baterias que dão vida a esse mesmo veículo.
Pois bem, a primeira está a ser um dos grandes focos das fabricantes, visto que já temos vários modelos capazes de chegar aos 700 quilómetros de autonomia numa só carga, e pelos vistos, já temos desenvolvimentos na segunda parte.
Afinal de contas, temos novos desenvolvimentos capazes de meter 400 quilómetros de autonomia na bateria do seu automóvel em apenas 10 minutos. Estamos finalmente a chegar aquela métrica do “encho o tanque do meu carro em 2 minutos!”.
Carros Elétricos: 250 quilómetros em 10 minutos. Já muda o paradigma?
Portanto, a fabricante de baterias CATL introduziu aquilo que parece ser a primeira bateria 4C Superfast LFP. O que significa isto? Bem, é uma bateria que a 100% é capaz de oferecer entre 700 e 800 quilómetros de autonomia, e consegue ser carregada a 55~60% em apenas 10 minutos.
Tudo graças a uma nova fórmula supercondutora que reduz a viscosidade do eletrólito, e assim aumenta a condutividade, e claro, outras inovações técnicas.
Entusiasmado? Bem, esta bateria vai entrar em produção em massa ainda em 2023, com a expectativa de chegar ao mercado no início do próximo ano. No entanto, isto não significa que a encontre em veículos elétricos logo no início de 2024. Temos de dar tempo às fabricantes para a implementarem. Por enquanto, a CATL tem parcerias com a Tesla, Toyota, Honda, BMW e VW. Por isso, é expectável que estas sejam as primeiras fabricantes a tirar partido da nova tecnologia.
Será o fim da ansiedade da bateria no mundo dos carros elétricos? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!