Como dissemos no passado, apesar de todo o poderio das ferramentas IA que têm chegado à popularidade na Internet, a verdade é que estas não são nada sem as pessoas que realmente criam conteúdo e o publicam na Web. É exatamente por isso que a OpenAI, a empresa por detrás da popular ferramenta de IA generativa ChatGPT, poderá ser forçada a apagar o seu chatbot e a começar tudo de novo.
Porquê? Bem, a limpeza faz parte de uma potencial ação judicial que pode resultar numa OpenAI a ser multada em até 150.000 dólares por cada peça de material protegido por direitos de autor utilizado para treinar o modelo de linguagem.
Vamos por partes?
ChatGPT pode ter de começar de novo. É um adeus?
Portanto, não é novidade para ninguém que o ChatGPT causou grande agitação nos últimos meses, especialmente porque os utilizadores encontraram várias formas incríveis de utilizar a ferramenta de IA generativa para o seu trabalho, lazer, ou projetos que tinham arrumados no limbo. Porém, o sucesso do modelo de linguagem por detrás da IA generativa pode ter tido um custo muito elevado!
Porquê? Vamos começar pelo início!
Como é que um modelo de linguagem IA como o ChatGPT (GPT-3.5 e GPT-4) conseguem apresentar tanta informação e capacidade? Como é óbvio, existe todo um processo de “treino” que tem como base dados de terceiros. Em suma, o ChatGPT é incrível porque tem acesso à totalidade dos dados presentes na Internet. Porém, muitos destes dados estão protegidos por leis de direitos de autor. Como deve imaginar, a OpenAI não pediu autorização, nem pagou pelo uso de todos os dados que servem de base ao ChatGPT.
Assim, como o ChatGPT é uma ameaça gigantesca para a forma como a Internet funciona, já temos grandes empresas prontas a meter o OpenAI em tribunal. Basta apenas uma grande empresa começar a batalha legal, para tudo parecer uma fila de dominós a cair.
Em suma, se as coisas realmente forem em frente, e a OpenAI acabar processada… O ChatGPT não só terá de levar um reset, como todo o trabalho de desenvolvimento da empresa vai ficar parado no tempo. Esta pode ser a oportunidade da Google!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!