Carros Elétricos: Autonomia não é sempre a mesma!

Já ouviu a mítica frase de que a autonomia do seu veículo motorizado depende sempre do peso do seu pé? Como é óbvio, isso também acontece no novo mundo dos carros elétricos. Mas, a bateria também trouxe outras condicionantes que não existiam nos tempos dos carros a combustão.

Carros Elétricos: Autonomia não é sempre a mesma!

Portanto, existem ciclos de averiguação de autonomia de carros elétricos, porque esta pode ser extremamente diferente dependendo do tipo de percurso que faz no seu dia-a-dia. Curiosamente, a autonomia de um carro elétrico também muda de estação para estação! Está mais calor? Vai conseguir andar durante mais tempo! Está frio, a sua autonomia pode reduzir até 10%.

Mas a grande diferença está mesmo no tipo de percurso. Ou seja, a autonomia que você vai ter no seu Tesla Model 3 a andar em Nacionais vai ser bem diferente da autonomia do mesmíssimo carro, se andar em Autoestrada, mesmo que ande abaixo dos tradicionais 120 quilómetros hora máximos.

Sendo exatamente por isso que é boa ideia apresentar uma lista de autonomia real para ter ideia da diferença. Afinal de contas, qual é o ponto mais crítico na compra de um carro elétrico? É quase sempre a bateria, ou melhor, a autonomia que esta oferece no final do dia.

Pois bem, num teste realizado com mais de 20 automóveis elétricos, a circular a 130 km/h na autoestrada, foi esta a conclusão.
  • Mercedes EQS 450+ – 482 km
  • BMW iX xDrive50 – 434 km
  • BMW iX M60 – 430 km
  • Genesis G80 – 427 km
  • Mercedes EQE 350+ – 423 km
  • BMW i4 eDrive40 – 415 km
  • Mercedes EQS SUV 580 4MATIC – 411 km
  • BMW i7 – 388 km
  • Skoda Enyaq iV RS – 380 km
  • Nissan Ariya – 378 km
  • Polestar 2 LR – 374 km
  • Audi RS e-tron GT – 367 km
  • Tesla Model 3 LR AWD – 363 km
  • Tesla Model Y LR – 361 km
  • Nio EL7 – 356 km
  • Nio ET7 – 345 km
  • Hyundai Ioniq 6 LR AWD – 340 km
  • VW ID.5 Pro Performance – 340 km
  • Ford Mustang Mach-E GT – 337 km
  • Hyundai Kona Electric – 336 km
  • Porsche Taycan Turbo S Sport Turismo – 336 km
  • VW ID.4 GTX – 332 km
  • Genesis GV60 Sport Plus – 330 km
  • VW ID.4 Pro – 328 km
  • Mercedes AMG EQE 53 4MATIC+ – 328 km

Em suma, segundo o teste, o automóvel elétrico com mais autonomia em qualquer situação é o EQS 450+ conseguindo cerca de 482 quilómetros de autonomia com a bateria a 100%. Um número interessante! Mas sabe qual é a autonomia prometida pela marca? Mais de 700 quilómetros.

Estamos assim a falar de uma quebra de mais ou menos 30%, o que é obviamente significativo.

Costuma ver carros elétricos a andar devagar nas autoestradas? A razão é (principalmente) esta.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também