Como deve saber, a Apple tem o domínio de toda a força de produção de 3nm por parte da TSMC. Algo que é uma grande vantagem de mercado, não é fácil de conseguir, e levou a um forte investimento da gigante responsável pelo iPhone para garantir que mais ninguém tocava nestes chips até 2024.
Porém, apesar de todo o negócio e dinheiro gasto, a verdade é que o processo de 3nm da TSMC não está ao mesmo nível de outros processos do passado. Algo normal, afinal de contas, a miniaturização de transístores está cada vez mais complicada e cara.
Ou seja, a percentagem de yields da TSMC não é de todo a esperada. O que são Yields? É a percentagem de chips sem defeito em cada fornada.
Dito tudo isto, chegou à Internet que os yields eram tão maus (à volta dos 55%), a que a Apple chegou a acordo com a TSMC para pagar apenas os chips funcionais. O que claro está, tendo em conta a percentagem já mencionada de mais ou menos 50%, significaria que a Apple pouparia “biliões”. Mas… As coisas não são bem assim!
Apple + TSMC (3nm) – O acordo não é assim tão bom!
Portanto, segundo Ming-Chi Kuo, a TSMC não deu qualquer benesse à sua velha e lucrativa parceira. Ou seja, a Apple paga por todas as fornadas, e por todos os chips, sejam eles bons ou defeituosos.
Na verdade, se formos mais concretos, a Apple não paga por todos os chips, nem recebe todos os chips. Afinal, como é óbvio, existem custos envolvidos no envio de material como chips. Porém, para não perder dinheiro, a TSMC ajusta o preço de cada chip para ter em conta o preço total da fornada.
Em suma, a Apple está a pagar todos os chips produzidos pela sua parceira, mas apenas recebe parte. Essa parte que recebe tem o preço ajustado para que a gigante Norte-Americana pague a fornada na sua totalidade. Ou seja, na verdade, a Apple está a pagar mais por cada chip de 3nm, seja este um A17 Bionic para os iPhone 15 Pro e Pro Max, ou um M3 para os novos portáteis Macbook.
Curiosamente, isto explica o porquê de termos recebido tantos rumores a falar de um abandono das linhas de 3nm por parte da Apple, para saltar para o processo N3E, que deverá ser equivalente no campo da performance, mas muito mais barato de produzir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!