Como noticiámos há alguns dias atrás, era esperado que a Intel fizesse algumas alterações nas gamas i5 e i7, dentro da série de entusiastas ‘K‘. Ou seja, vários rumores e leaks apontavam para um acréscimo no número de núcleos físicos dos processadores i5-14600K e i7-14700K. O que iria atirá-los para um nível de performance significativamente superior face à geração anterior, apesar do uso da mesma exata plataforma.
Pois bem, rumores exagerados em alguns campos! Visto que apenas a versão i7 vai usufruir de novos núcleos para um aumento significativo de performance e eficiência. Ainda assim, a coisa não fica menos interessante na gama i5. Afinal de contas, apesar de não existirem novos núcleos físicos dentro da die do processador, a Intel conseguiu retirar todo o sumo deste processador ao aumentar de forma bastante agressiva as frequências base e de boost.
Estamos a falar de aumentos de performance à volta dos 15%!
Intel Core 14000: Núcleos Extra? Não! Mas não são precisos!
Portanto, enquanto o processador i7-14700K ganha mesmo novos núcleos ‘E’, o Core i5-14600K aparece com uma frequência boost de 5.5GHz. Ao que tudo indica, até poderá existir a possibilidade de ir um pouco mais além através do bom e velho overclock.
Entretanto, o Core i7-14700K também já apareceu numa motherboard MSI Z690 Edge TI a correr a 6.3GHz. O que é apenas e só impressionante, visto que o processador nunca foi pensado para ultrapassar os 6GHz.
Já não estamos muito longe do anúncio e lançamento oficial destes processadores. Mas ao que tudo indica, a Intel tem mesmo um “refresh” extremamente interessante, capaz de fazer tremer a sua velha rival AMD. Falta saber os preços… Porque no mercado informático de 2023, a procura só pode ser aliciada através de preços um pouco mais apelativos daquilo que tem vindo a ser habitual.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!