Está a ficar sem bateria e dados mais depressa? Veja já isto!

Se está a ficar sem bateria e sem dados mais depressa do que era normal pode muito bem ter instalado uma das mais recentes aplicações que simplesmente arrasam estas duas coisas. São 43 aplicações que lançam o inferno no seu telemóvel e parecem um verdadeiro aspirador no que diz respeito à autonomia e não só. Assim é uma grande ideia ver já a lista que disponibilizamos abaixo.

Está a ficar sem bateria e dados mais depressa? Veja já isto!

As aplicações em questão deram origem a mais de 2.5 milhões de downloads e como tal há muitas pessoas que as andam a passear no smartphone. São sobretudo vendidas como leitores de streaming, programas de descarregamento de música, notícias e aplicações de calendário.

O problema é que lhe podem custar uma fortuna em taxas de dados desnecessárias e até em custos de armazenamento de dados na cloud.

Tudo porque estas aplicações reproduzem anúncios e consomem os seus dados móveis, mesmo quando o ecrã está desligado! Isto é algo proibido pela Google. No entanto, por vezes, podem passar despercebidos.

Para evitar a deteção, os anúncios só surgem algumas semanas depois de as apps terem sido instaladas.

Google Play Store filtragem, foi à Play Store, android instalou estas apps, sem bateria mais depressa

Por isso, pode não notar nada de diferente de imediato.

“Estas aplicações carregam anúncios enquanto o ecrã do dispositivo está desligado, o que inicialmente pode parecer conveniente para os utilizadores”, escreveram os especialistas da McAfee numa publicação recente no seu blogue.

A McAfee que descobriu isto tudo recebe que “isto afeta não só os anunciantes que pagam pelos anúncios invisíveis, mas também os utilizadores, uma vez que consome bateria, consome dados e apresenta riscos potenciais, como fugas de informação e perturbações no perfil do utilizador causadas pelo comportamento do Clicker.”

A equipa da McAfee levantou a questão junto da Google, que entretanto removeu a maioria das aplicações “problemáticas” da Android Play Store.

No entanto, mesmo que uma aplicação desapareça da Play Store, terá de a eliminar manualmente do seu dispositivo, caso a tenha descarregado.

A lista completa de apps está aqui.

Para evitar este tipo de aplicações no futuro, a McAfee aconselha as pessoas a verificarem duas permissões que uma aplicação pede depois a descarregar. São elas as exclusões de poupança de energia e a permissão para se sobreporem a outras aplicações.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também