Como dissemos há alguns dias atrás, tudo indica que a AMD está novamente a planear retirar-se das gamas mais altas do mercado gráfico, pelo menos temporariamente. Isto é algo que já fez no passado, mas que infelizmente vai contra a promessa de aposta na performance pura e dura, em todas as gamas de preço.
Entretanto, como deve imaginar, esta mudança de planos não se deve apenas ao facto de a AMD não conseguir rivalizar com a NVIDIA nas gamas mais alto. Algo que não consegue há vários anos. Começa a ser óbvio que é uma jogada para se focar no IA, que deverá ser onde a rentabilidade se vai encontrar nos próximos anos.
O que podemos esperar?
AMD: Menos placas gráficas, mas muito mais IA!?
Portanto, vários rumores e leaks, muitos de personalidades que pouco ou nada se enganam quando o tema é tecnologia, e na verdade, são relatos cada vez mais numerosos… Todos afirmam que a AMD se vai retirar das gamas mais altas na sua próxima geração de placas gráficas. Ou seja, o GPU Navi 31 que hoje em dia serve de base à s RX 7900 XT e RX 7900 XTX, não vai ter um sucessor na próxima geração.
Porém, isto não significa que a AMD não lance placas gráficas interessantes para o gaming. Muito pelo contrário! Apenas significa que vamos ter uma repetição daquilo que aconteceu na primeira geração RDNA, onde a placa mais poderosa do departamento Radeon foi a RX 5700 XT. (Uma placa extremamente interessante, que até obrigou a NVIDIA a lançar placas Super!)
Porquê?
A AMD não consegue justificar o custo de desenvolvimento, e de produção, de produtos que vão acabar por não ser competitivos face aquilo que a NVIDIA é capaz de oferecer. Por isso, é muito provável que esta jogada sirva para canalizar muitos desses recursos em propostas mais interessantes. Onde? Na Inteligência Artificial claro está!
Qual é o foco da AMD?
Muito resumidamente, é muito provável que a próxima grande geração de placas gráficas AMD Radeon chegue apenas aos modelos RX x700. Isto enquanto a AMD faz novos investimentos em novas áreas, e começa o desenvolvimento de arquiteturas realmente capazes de pisar os calcanhares à NVIDIA.
Não é um adeus. É um até já! (Outra vez…)
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!