Antstream Arcade: serviço de jogos retro que tem de experimentar!

O Antstream Arcade é um serviço de subscrição que utiliza a sua enorme biblioteca de jogos retro para atrair os fãs destes tipos de jogos. Já existe há algum tempo no PC e em dispositivos móveis e, mais recentemente, foi lançado na Xbox One, Xbox Series S e Xbox Series X. Tem uma gama impressionante de mais de 1300 jogos retro de várias consolas, desde a Nintendo Entertainment System até à PlayStation.

Antstream Arcade: serviço de jogos retro que tem de experimentar!

Na XBOX este sistema funciona extremamente bem, o que é uma surpresa para um serviço como este, que se concentra no funcionamento do software a partir de um servidor na cloud. De facto, conseguimos jogar tudo tal como se os jogos estivessem a ser executados localmente o que é uma grande mais valia.

Entretanto para além de nos permitir jogar os títulos antigos adiciona-lhes mais opções como as gravações quando queremos continuar mais tarde. Assim consegue iniciar o jogo a partir do ponto em que o jogo foi interrompido.

Outra boa característica que se espera de um serviço como o Antstream Arcade é a variedade de jogos incluídos no serviço. Há jogos de puzzles, jogos de luta, jogos de desporto e muitos títulos obscuros e populares. Na altura em que estou a escrever este artigo verifiquei que estava a decorrer um torneio de Ikari Warriors que é um jogo extremamente popular. Era fã deste título no Spectrum e garantia muitas e boas horas de combate contra as forças inimigas. Havia também para outras plataformas como o Amiga.

O ecrã principal mostra os jogos que a maioria das pessoas jogou nesse dia. Faz sentido a forma como o Antstream Arcade organiza o serviço. Está orientado para as escadas de desafio. É possível atingir objetivos e proezas em jogos que tenham uma tabela de classificação, pelo que os jogos retro baseados na pontuação têm um objetivo. É até divertido e cativante, pois quando a sua pontuação é batida, recebe uma mensagem no topo do ecrã a avisar que alguém bateu o seu recorde. Ou seja, está feito de forma a deixar-nos presos à plataforma.

O layout e a interface do utilizador do Antstream Arcade é muito intuitiva e facilita a navegação pelos jogos no ecrã inicial.

Sinceramente fiquei rapidamente rendido.

No entanto nem tudo é perfeito!

A relação de aspeto dos jogos não é dinâmica e altera segundo o jogo que se está a jogar. Seria preferível ter definições dinâmicas para mostrar o jogo da forma que se pretende numa televisão. O emulador não faz um upscale natural, pelo que se limita a esticar os píxeis no ecrã. Se tiver um ecrã grande, terá uma imagem pixelizada quando jogar títulos mais antigos.

O facto de ser um serviço baseado apenas na cloud pode ser desanimador para alguns. Se os servidores ficarem sobrecarregados, a latência irá cair a pique e, na melhor das hipóteses, irá criar falhas nos frames ou, na pior, irá bloquear o jogo por completo. No entanto este serviço é mesmo impressionante e obrigatório para fãs do retro.

Entretanto e apesar de podermos experimentar este serivço de forma grátis vamos mesmo precisar de pagar, sobretudo porque muitos dos jogos bons só estão disponíveis no plano Premium. Quanto a preços ou apostamos numa subscrição anual que custa 39,99 Euros ou então numa mensal pelo preço de 3,99 Euros. Por um lado compensa mais a anual porque sai mais barato. Pagamos 39 em vez de 47. Por outro não é má ideia ter primeiro o serviço durante um mês para experimentar e depois decidir em consciência.

Seja como for vale a pena!

O serviço está disponível aqui.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também