Monitor e-Ink: Faz sentido? Uma empresa acha que sim!

Caso não saiba o que é um ecrã E-Ink, é a tecnologia que podemos encontrar na grande maioria dos eReaders do mercado. Porquê?

Porque oferece uma experiência de visualização muito similar à do papel, mais confortável para os olhos, mas talvez mais importante que isso, é extremamente eficiente. Ou seja, gasta pouca energia, devido ao facto de a imagem apenas atualizar quando existe movimento no ecrã. Além disto, a grande maioria dos ecrãs E-Ink são monocromáticos, ou seja, não têm cores.

Mas, graças à Dasung, vai ser possível comprar um monitor equipado com um painel E-Ink 3K Color. Para quê? Bem, para trabalhar!

Monitor e-Ink: Faz sentido? Uma empresa acha que sim!

Portanto, os ecrãs E-Ink não são populares como os LCD, OLED, etc… Porque são tecnologias completamente diferentes, que ficam muito aquém da qualidade de cor e taxa de atualização de frames. Porém, isso não parece parar o entusiasmo de fabricantes como a Dasung, agora convencidas que é possível criar um nicho de mercado.

Sendo exatamente por isso que a empresa Chinesa está muito focada no desenvolvimento e lançado do primeiro monitor E-Ink pensado para as massas. Este monitor vai ter o nome de ‘Paperlike Color’, com um painel E-Ink Kaleido 3 com suporte a 4096 cores e com um tamanho de 25.3”. Curiosamente, tudo indica que este monitor não vai ter um backlight, ou seja, para ler o que está a ser mostrado no ecrã, vai ter de usar apenas e só luz natural.

Dito isto, a resolução é de 3200 * 1800 e o rácio de ecrã é de 16:9. Isto significa que existem 145 píxeis por cada polegada de ecrã.

Para que serve isto?

Bem, a ideia é facilitar o uso de um monitor para quem tem de o usar várias horas, por dia, todos os dias. Curiosamente, apesar do facto de a tecnologia base não servir para este tipo de uso, a Dasung afirma que este monitor vai ter um modo ‘high refresh’ para ver vídeos, e navegar na Internet. Curiosamente, até vai ser possível passar conteúdo através do smartphone.

Quanto ao preço, é provável que chegue ao mercado à volta dos 1500€. Um preço estranho, que vai afastar muita clientela. Porém, ainda é cedo para julgar este produto.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também