Transferir os dados para um smartphone novo é um erro!

Hoje em dia as coisas estão muito facilitadas. Quer se trate de passar de um smartphone Android para outro Android ou até de um Android para iPhone ou vice-versa tudo é atualmente muito simples. No entanto esta simplicidade pode dar origem a alguns problemas. Assim em alguns casos transferir os dados para um smartphone novo pode ser um erro! Tudo depende da forma como o fazemos.

Transferir os dados para um smartphone novo é um erro!

Se tem um smartphone que está realmente cheio de tralha, transferir tudo para um smartphone acabado de comprar, é sobrecarregá-lo desnecessariamente. Ou seja, até poderá ficar logo mais lento do que deveria só por este motivo.

Assim é preciso obedecer a algumas regras antes de transferir o que quer que seja para um novo equipamento.

Comece pelas chamadas e mensagens

Precisa mesmo de transferir todas as chamadas e mensagens para um smartphone novo, especialmente quando muitas delas nem fazem sentido e podem ser na maioria das vezes publicidade? A melhor coisa a fazer é agarrar no smartphone antigo e livrar-se de tudo o que não interessa. Deste modo vai ficar com muito menos tralha no smartphone. Ainda por cima algumas delas têm conteúdos multimédia e acabam por ocupar ainda mais espaço.

transferir dados para um smartphone

Já no caso das chamadas, precisa mesmo de atafulhar o smartphone novo com milhares de registos de que na realidade já não precisa. Assim faça também uma limpeza.

Aplicações

Passar todas as aplicações pode ser também uma grande asneira. Em alguns casos, sobretudo quando se trata de apps sensíveis, os dados não serão transferidos e na realidade terá de voltar a descarregar tudo e a configurar. Se quer mesmo passar o que está no seu smartphone atual para o novo então convém fazer uma limpeza no smartphone antigo. Uma boa ideia será eliminar aquelas aplicações que não utiliza há muito tempo. É que não fazem mais nada senão ocupar espaço.

transferir dados para um smartphone,

Fotografias e vídeos

É verdade que existem muitos serviços na Cloud que guardam as fotografias e vídeos. Assim pode pensar que não vale a pena transferir as fotos e outros conteúdos multimédia. No entanto neste caso pode valer mesmo a pena fazê-lo. É que estes serviços na cloud, na maioria dos casos, aplicam sempre alguma compressão. Claro que podemos escolher manter a qualidade original. No entanto, isto vai fazer com que esses conteúdos ocupem ainda mais espaço e rapidamente poderá começar a pagar. Como tal, o que pode fazer, é uma limpeza antes de transferir os conteúdos para o novo smartphone. Mas transfira-os sempre para nunca perder nada.

Google Fotos mais pedidas, smartphone limpa as fotos, transferir dados para smartphone

Emails

No caso dos emails a melhor solução sempre é configurar contas IMAP. Com estas contas os dados (leia-se emails) ficam sempre guardados no servidor. Isto significa que mesmo que mude de plataforma não vai perder nada.

O IMAP chegou para permitir o acesso remoto a e-mails armazenados num servidor remoto. A ideia é permitir que vários clientes utilizem a mesma caixa de entrada. Isto faz sentido porque vemos os e-mails em todo o lado. Tanto no computador, como no smartphone ou tablet. Entretanto todas as alterações que fizer são imediatamente sincronizadas no servidor, pelo que não tem de se preocupar com caixas de entrada duplicadas.

configurar o e-mail POP ou IMAP

A desvantagem é mesmo que precisamos uma ligação à Internet para a maioria das coisas. Ainda assim podemos trabalhar offline e tudo será sincronizado quando voltarmos a estar ativos.

WhatsApp

O WhatsApp é daquelas aplicações com que deve ter algum cuidado. Assim antes de transferir as coisas para um smartphone novo deve em primeiro lugar certificar-se que está feita uma copia de segurança. Isto para não perder qualquer conversa. Mas atenção que poderá querer limpar algumas coisas antes de transferir.

Para fazer o backup clique nos três pontos e escolha definições.

Depois escolha Conversas.

A seguir vá até cópia de segurança e na nova janela opte por fazer uma. Sobretudo se já passou muito tempo desde a última.

É que por defeito o WhatsApp guarda tudo quando está ligado a uma rede Wi-Fi. Agora se está de férias e muito dependente das redes móveis o backup não é feito.

Mas resumidamente é isto que deve fazer quando comprar um novo smartphone

  • Transferir apenas as chamadas e mensagens que não estão a mais
  • Não transferir aplicações
  • Fazer uma cópia de segurança do WhatsApp antes de transferir qualquer coisa
  • Transferir fotos e vídeos
  • Não transferir aplicações e instalar manualmente
  • Ter a conta de email configurada como IMAP

Assim vai conseguir transferir dados para um smartphone, mas apenas o mais importante e sem atrasar ou encher demasiado ou novo equipamento.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também