YouTube aposta nos resumos de vídeos gerados por IA

O YouTube adiciona constantemente novas funcionalidades às suas aplicações para telemóvel, Web e TV para melhorar a experiência do utilizador. Algumas das alterações da plataforma propriedade da Google, como a recente decisão de aumentar os preços das contas Premium antigas, não foram bem aceites pelos subscritores de longa data. No entanto, o YouTube continua a avançar e os cérebros por detrás da operação continuam a acrescentar novas funcionalidades centradas tanto nos criadores como nos espetadores. Recentemente, chegaram ao serviço de streaming algumas funcionalidades em fase de teste. Um dos grandes destaques no YouTube vão para os resumos de vídeos gerados por IA.

YouTube aposta nos resumos de vídeos gerados por IA

Numa página de apoio que descreve o lançamento destas experiências, a equipa do YouTube diz que, por enquanto, os resumos dos vídeos geram-se automaticamente apenas em inglês. Estes chegaram para dar aos utilizadores uma “visão geral rápida do conteúdo de um vídeo”, de acordo com a empresa. A nota de lançamento especifica que estes não se destinam a substituir os resumos escritos apresentados pelos próprios criadores.

Estes resumos baseados em IA estão atualmente em teste com um pequeno número de espetadores e vídeos, disse o YouTube, sem especificar os países em que aparecerão. No entanto, uma vez que estes resumos estão em teste apenas com vídeos em inglês, a disponibilidade limita-se a determinadas regiões.

O YouTube está a incentivar os espetadores que se depararem com estes novos resumos a partilharem os seus comentários. Infelizmente, não foram fornecidas quaisquer capturas de ecrã, pelo que qualquer pessoa pode tentar adivinhar o aspeto do texto. Mas o YouTube confirma que estes resumos aparecerão nas páginas de visualização e de pesquisa, talvez com um aviso para os diferenciar do resumo do vídeo criado pelo utilizador.

YouTube resumos de vídeos

Estes resumos chegaram na segunda-feira. Assim devem começar a aparecer para os utilizadores elegíveis. Pode experimentar algumas destas adições em fase de teste indo a youtube.com/new e iniciando sessão com a conta Google da sua escolha.

Embora o acesso a todas as inclusões experimentais não seja garantido, os utilizadores inscritos terão a oportunidade de experimentar algumas delas. Recentemente, deparámo-nos com uma dessas novas funcionalidades. Nela os utilizadores Premium podem bloquear o ecrã durante a reprodução de conteúdos multimédia para evitar toques acidentais no ecrã. Entretanto, a possibilidade de transformar um comentário no YouTube Shorts noutro Short foi testada mais recentemente.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também