App externa causa problemas na atualização do Windows 11

Algumas semanas antes do lançamento das atualizações mensais da Patch Tuesday para as versões suportadas do Windows, a Microsoft lança normalmente versões de pré-visualização do sistema operativo. Isto para que os utilizadores interessados possam começar a utilizá-lo mais cedo e testar as próximas funcionalidades e alterações. A empresa lançou recentemente uma atualização de pré-visualização para o Windows 11 versão 22H2 sob a forma de KB5028254. Esta atualização causou alguns problemas no Windows 11 como refere o XDA, mas devido a uma app externa.

App externa causa problemas na atualização do Windows 11

Para começar, vários utilizadores relataram ontem que, depois de instalar a atualização, o menu Iniciar no Windows 11 avariou. No entanto, após uma investigação, a Microsoft observou que este problema está a afetar apenas os utilizadores que instalaram aplicações de terceiros para personalizar a instalação do Windows. Mais especificamente, diz que os utilizadores do ExplorerPatcher são afetados por este problema, mas os clientes de outras aplicações também podem ser afetados. Para quem não sabe, o ExplorerPatcher está disponível no GitHub e tem como objetivo “melhorar o ambiente de trabalho no Windows”.

Uma vez que este problema diz respeito exclusivamente aos utilizadores do Windows que estão a utilizar formas “não suportadas” de personalizar o sistema operativo, a Microsoft adotou uma abordagem não interventiva. Assim afirma que não irá fornecer qualquer solução alternativa. Em vez disso, pediu aos utilizadores que desinstalem aplicações de terceiros antes de descarregarem o KB5028254 ou que contactem o programador para implementar uma correção. Este problema afeta os utilizadores do Windows 11 versão 22H2. Em particular aqueles que instalaram a atualização de pré-visualização por enquanto. No entanto, à medida que a atualização se torna amplamente disponível no próximo mês, pode afetar mais clientes.

Curiosamente, este não é o único bug quando se trata de atualizações de pré-visualização para o Windows 11. A Microsoft também destacou um problema conhecido com a atualização de visualização KB5027303 do mês passado. Assim aplicações incluindo webcams e câmeras que utilizam o codec WVC1 (VC-1) para reproduzir ou gravar vídeo podem deixar de funcionar. Ainda não existe uma correção adequada para este problema, a não ser que passe pelo processo de manutenção do Windows KIR (Known Issue Rollback) da Microsoft, em que as actualizações problemáticas são desinstaladas automaticamente no prazo de 24 horas em dispositivos de consumo e dispositivos empresariais não geridos. Se não for possível reverter a situação, tente reiniciar o dispositivo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também