No futuro, é possível que vejamos um iPhone sem qualquer moldura, o que seria uma atualização significativa. De acordo com os rumores da THE ELEC, um meio de comunicação coreano especializado em componentes eletrónicos, a Apple terá pedido à Samsung Display e à LG Display para desenvolverem um ecrã OLED que elimine todas as molduras frontais do iPhone.
Preparado para um novo iPhone sem qualquer moldura?
No entanto, para conseguir este ecrã OLED sem molduras, seriam necessárias melhorias na tecnologia de encapsulamento de película fina (TFE). Também na câmara sob o painel (UPC), bem como a necessidade de garantir espaço para a antena. É importante notar que estes são apenas rumores da indústria. Assim a implementação desta tecnologia para produção em massa pode demorar algum tempo.
De acordo com o THE ELEC, há rumores de que a Samsung Display e a LG Display estão atualmente a trabalhar em díodos orgânicos emissores de luz (OLED). Isto para satisfazer o alegado pedido da Apple de um iPhone sem moldura. O objetivo da Apple é fazer desaparecer completamente a moldura do ecrã frontal do iPhone. Isto ao mesmo tempo que mantém um ecrã plano, distinguindo-o dos ecrãs curvos utilizados por outros fabricantes de smartphones.
A Apple optou por não adotar a tecnologia de ecrã curvo da Samsung Electronics presente na série Galaxy S.
Isto devido a preocupações com a distorção ótica e a vulnerabilidade a choques externos. Entretanto a Apple pode estar a considerar a possibilidade de dobrar todos os circuitos atualmente localizados na moldura por baixo do ecrã para conseguir um design sem moldura, mas esta abordagem traria desafios em termos de espaço para a antena e de interferências.
Duas tecnologias críticas que requerem atenção para um ecrã sem molduras bem sucedido são as tecnologias de encapsulamento de película fina (TFE) e de câmara sob o painel (UPC). Tornar o encapsulamento da película exterior mais fino e misturar perfeitamente a UPC com o resto do ecrã melhoraria a imersão do utilizador.
A película fina que protege o ecrã OLED é composta por duas camadas diferentes. Uma que bloqueia a humidade e o oxigénio e outra que preenche as lacunas e confere flexibilidade. O interesse da Apple em camadas mais finas pode colocar desafios em termos de proteção e de adição de tecnologia tátil.
A tecnologia UPC, que coloca a câmara frontal debaixo do ecrã, torna o orifício da câmara invisível quando não está a ser utilizado. No entanto, pode reduzir a qualidade da imagem. Isto devido a uma diminuição da densidade de píxeis e ter um limite percetível com o resto do ecrã.
Se os rumores estiverem corretos e a Apple estiver de facto a tentar desenvolver um iPhone completamente sem moldura, terá de ultrapassar vários desafios para o pôr em produção. Seja como for, dadas as recentes conquistas e progressos da Samsung Display e da LG Display, não seria surpreendente se tal acontecesse mais cedo ou mais tarde.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!