Há qualquer coisa como 1 ano atrás, tivemos a oportunidade de experimentar o Golf R (VIII), um automóvel que parece ser um simples Golf, que é inegavelmente um dos carros mais banais das estradas Portugueses, nesta versão com várias surpresas escondidas, onde temos de salientar a motorização capaz de oferecer 320cv de potência.
Pois bem, a VW tentou repetir a brincadeira! Desta vez com um SUV compacto, o T-Roc. Se é a mesma coisa? Não, nem por sombras. Se é divertido? Sem dúvida!
(Ensaio) VW T-Roc R: Um SUV compacto com 300 cavalos!
Portanto, a Volkswagen decidiu ir contra aquilo que é normal, e por isso investiu num SUV Compacto Desportivo, tendo como base o seu muito popular T-Roc. Desta forma, o T-Roc R aparece como um carro estranhamente apelativo, talvez até com a missão de elevar a fasquia dentro deste tão popular segmento.
Para isto, temos aqui um veÃculo baseado no motor 2.0 TSI com 300cv do grupo, e claro, o sistema de tração integral 4Motion. Componentes que podemos encontrar noutros veÃculos do grupo Volkswagen, mas que aparecem aqui com uma outra alma. Afinal, temos várias mudanças no T-Roc, de forma a melhorar a condução, especialmente em curvas. (Altura ao solo rebaixada, suspensões mais firmes, chassis reforçado, etc…).
Porém, apesar de toda a tecnologia e inovação, este T-Roc não é, nem nunca poderia ser um Golf R.
A condução é mais rija, a forma como o carro acelera é diferente, e até a forma como o T-Roc se agarra ao asfalto em cada curva é bastante diferente. Como desportivo, o Golf R é superior, mas, e isto é um grande MAS, apesar de todas as limitações do formato, o T-Roc não fica muito atrás.
Afinal, consegue imaginar ter um T-Roc no seu espelho a tentar ultrapassá-lo, e quando volta a olhar ele já não está lá porque já está à sua frente? É mais ou menos isso. Não faz sentido, mas a coisa resulta!
É um Compacto veloz, capaz de impor respeito, muito graças à sua caixa automática DSG de 7 velocidades (dupla embraiagem), que claro, é acompanhada por um escape opcional Akrapovic, para aqueles “pops and bangs” sempre apetecÃveis.
Infelizmente, a bordo, o som é um inegavelmente falso, e na minha opinião exagerado. Tem piada no inÃcio, mas não tem a mesma qualidade do sistema que podemos encontrar no Golf GTE. (Pode ouvir em baixo)
No campo do conforto, devido à sua robustez, vai sentir cada lomba, ou qualquer detalhe das estradas mal mantidas em Portugal. Mas isso já seria de esperar num desportivo como este. Curiosamente, temos um modo ‘Offroad’ inteligente, e até um modo para ‘Peritos’. Mas, como deve imaginar, sendo um modelo desportivo, não é um automóvel que fique muito feliz por andar no meio dos matos, pântanos, ou estradas geladas. É um automóvel feito para o asfalto.
Consumos? Bem, é um ‘R’! Por isso, se estiver a gastar menos de 8 ou 9L aos 100 quilómetros algo não está bem na sua condução.
Conclusão
O T-Roc R começa nos 54 mil euros. Mas, como deve imaginar, com os muitos extras que pode escolher, este preço pode aumentar de forma um pouco assustadora. Mas, novamente, é um modelo R.
Se quer algo barato, pode olhar para os modelos base do T-Roc, que começam à volta dos 25 mil euros. Aqui é suposto ter algo que não faz sentido, mas que lhe vai meter um sorriso no rosto. É um automóvel que está longe de ser um Golf R, mas é capaz de oferecer uma condução divertida, entusiasmante, e talvez mais importante que tudo isso, é capaz de passar confiança ao condutor (em qualquer tipo de estrada).
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