Auscultadores ou auriculares: quais prejudicam mais a audição?

As pessoas estão cada vez mais rendidas aos auscultadores ou aos auriculares. De facto, com eles consegue ouvir todo o tipo de conteúdos, música, ou podcasts, sem estar a incomodar ninguém. No entanto há uma fatura a pagar a longo prazo. Falo da perda de audição especialmente se não se tiverem determinados cuidados. No entanto, entre auscultadores ou auriculares quais os que prejudicam mais a audição?

Auscultadores ou auriculares: quais prejudicam mais a audição?

De facto isto é algo que ninguém gosta de ouvir. No entanto, a verdade é que dependendo da utilização, os auscultadores e os auriculares podem ser prejudiciais.

Para que os seus ouvidos consigam ouvir sons, estes têm de estar a uma altura igual ou superior a um determinado volume. Isso é chamado de limiar de audição ou limiar auditivo.

auscultadores ou auriculares

A utilização de dispositivos áudio durante longos períodos de tempo e em volumes elevados pode aumentar este limiar. Isto significa que não é capaz de ouvir sons mais suaves, o que pode indicar uma perda de audição.

Quais os piores para a audição?

Pode parecer lógico que os auriculares possam causar mais danos à sua audição do que os auscultadores. Esta crença resulta do facto de os auriculares estarem mais próximos do seu canal auditivo do que os auscultadores.

No entanto, a verdade é que o volume no seu tímpano é o que importa quando se trata de perda auditiva induzida por ruído de dispositivos de áudio pessoais e não de onde ou a que distância esse ruído vem. Os auscultadores intra-auriculares e os dispositivos intra-auriculares, como os auriculares, não são diferentes no que diz respeito à forma como afetam a sua audição a longo prazo.

auscultadores ou auriculares

A utilização incorreta a longo prazo de auscultadores e auriculares pode provocar a perda de audição e outros danos. Isto sem qualquer diferença. Assim certifique-se de que se mantém seguro quando utiliza um dispositivo destes para ouvir música ou ver vídeos. Mudanças simples na sua rotina podem ter um grande efeito positivo na sua audição nos próximos anos.

O que fazer para não ter problemas

Baixe o volume

A principal razão pela qual os auriculares e auscultadores parecem contribuir para a perda de audição é o facto de serem reproduzidos em volumes elevados. Isto faz com que os sistemas auditivos fiquem fatigados, o que, com o tempo, pode levar à perda de audição.

Não utilize auscultadores em ambientes ruidosos

Utilizar auscultadores quando os níveis de ruído ambiente são elevados significa, normalmente, que estes são aumentados para níveis de decibéis mais elevados. De facto, os adolescentes que utilizam auscultadores em ambientes ruidosos têm 4,5 vezes mais probabilidades de sofrer de perda auditiva induzida por ruído.

Opte por colunas sempre que possível

Embora os auscultadores não emitam música tão alto como as colunas, como são utilizados muito perto do seu tímpano, o efeito do volume pode ser grande. Utilizar colunas em vez de auscultadores pode aliviar o stress a que submete os seus ouvidos.

Invista em auscultadores com cancelamento de ruído

Entretanto se tiver de utilizar auscultadores, opte pelo cancelamento de ruído. Isto permitir-lhe-á possivelmente utilizar os auscultadores em volumes mais baixos, uma vez que o cancelamento de ruído anula efetivamente parte do som do ambiente.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também