Smartphone: a sua localização é registada a cada passo que dá!

Se tem um smartphone tem de levar esta questão mesmo a sério. É que a sua localização está a ser registada pelo smartphone a cada passo que dá. Não é apenas uma aplicação que deita a mão a estas informações. São várias e acontece por vários motivos. Por isso todo o cuidado é pouco.

Smartphone: a sua localização é registada a cada passo que dá!

Há razões válidas para as suas informações serem registadas. No entanto também há muitas inválidas.

Por exemplo, as aplicações de notícias pedem a sua localização para lhe poderem disponibilizar informações relevantes. As aplicações de navegação, como o Google Maps, pedem a sua localização para direcionarem do ponto A para o ponto B.

Google Maps no Automóvel, ler mal o google maps

Para além disso aplicações como as redes sociais tendem a recolher dados pessoais e de localização para saberem quem você é e servirem melhor os seus dados demográficos.

Mas também há razões menos “boas”

A maioria das empresas gosta de ter a oportunidade de lhe enviar anúncios direcionados – e saber a sua localização ajuda. No entanto, esta é uma forma proeminente de recolha de dados e, por vezes, pode ameaçar a sua privacidade.

Por exemplo, uma empresa pode recolher dados de localização sobre o seu paradeiro e depois partilhá-los com terceiros sem o seu conhecimento.

Em casos mais extremos – mas ainda assim comuns -, as suas informações de localização podem ser obtidas por cibercriminosos.

Quando se combinam com outros fatores, como a Internet e as redes sociais, um criminoso pode facilmente seguir os seus movimentos.

A forma de se proteger

Felizmente, existe uma forma de proteger a sua privacidade e os seus dados de localização. a empresa de segurança McAfee refere que se pode desativar a partilha de localização numa base de aplicação a aplicação com bastante facilidade.

Por exemplo, pode configurar as suas aplicações para ativarem os serviços de localização apenas quando estão a ser utilizadas.

Maior segurança no Android

No Android, toque na aplicação Definições, selecione Aplicações e notificações e escolha uma aplicação.

Toque em Permissões e, em seguida, selecione o ícone de três pontos no canto superior direito.

Em seguida, clique em Todas as permissões, desloque-se para baixo até Localização e ative ou desative esta opção.

Os utilizadores também têm a opção de desativar completamente o acompanhamento da localização do seu dispositivo Android.

Para tal, vá para o ecrã principal da aplicação Definições e toque em Segurança e localização.

Uma vez lá, desloque-se para baixo até Privacidade e selecione Localização.

Desative a opção “Utilizar localização” para a desligar totalmente, embora isto possa causar problemas com determinadas aplicações e serviços do sistema.

No iPhone

No iPhone, pode modificar as definições de localização indo a Definições > Privacidade > Serviços de localização.

A partir daí, pode gerir as aplicações que podem aceder à sua localização e em que circunstâncias.

localização registada

Se uma aplicação utilizar a Localização precisa, pode optar por ativá-la ou desativá-la.

Também pode fazer com que as aplicações iOS só possam utilizar a sua localização uma vez ou apenas durante a utilização da aplicação.

Mas lembre-se: poderá perder o acesso a algumas funcionalidades que dependem da mesma.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também