Assistente do Google vai resumir qualquer página da Internet

Uma das características mais simples das ferramentas de inteligência artificial é a capacidade de pegar em textos longos e resumi-los. Ora é exatamente essa capacidade que vai chegar ao assistente da Google. Assim, em breve, poderá utilizar o Assistente do Google para resumir praticamente qualquer página Web.

Assistente do Google vai resumir qualquer página da Internet

Ao longo deste ano, a Google fez uma antevisão e lançou inúmeros produtos e melhorias baseados em IA generativa. Por um lado, foram lançadas aplicações totalmente novas, como o chatbot Bard e o NotebookLM. Por outro, produtos existentes como o Gmail e o Google Messages ganharam ferramentas de escrita e reescrita.

Entretanto, os resumos automáticos foram uma das primeiras ferramentas baseadas em IA a chegar ao Google Docs, pegando num documento longo e dividindo-o em pontos-chave. Agora, parece que a Google pretende levar estes resumos a todos os proprietários de dispositivos Android.

assistente da Google resumir

O Assistente da Google prepara uma nova função chamada “Resumir” que aparecerá quando o assistente for invocado enquanto navega na Web. Em alternativa, pode solicitá-la diretamente dizendo “Resumir isto”.

Toque ou diga “Resumir isto” para obter um resumo rápido do que está no seu ecrã

O site 9to5Google refere que a sugestão Resumir aparecerá quando estiver a navegar diretamente no Chrome ou quando uma aplicação abrir uma página Web num separador personalizado (também desenvolvido pelo Chrome). No entanto, a funcionalidade não parece funcionar, com o Assistente a mostrar simplesmente um erro quando se pede um resumo.

Uma coisa que ainda não está clara é se o resumo será ou não uma função exclusiva dos Pixel quando chegar.

De facto, vamos assistir a grandes mudanças, até ao nível da navegação na Internet. Tudo devido à inteligência artificial. Seja como for nem todos concordam muito com estas funções de resumo. Isto porque poderá haver uma interpretação por parte do assistente da Google e acabar por fazer o resumo de outra forma.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também