O Android começou por ser um sistema operativo móvel para telemóveis, mas expandiu-se rapidamente para funcionar em mais formatos. Atualmente, pode utilizar aplicações Android nos melhores tablets, televisores, relógios, computadores portáteis e smartphones. De facto, a Google Play Store adapta-se a todos estes formatos. No entanto isto também significa que comprar novas aplicações num dispositivo diferente pode, por vezes, não lhe mostrar a imagem completa do que o espera num dos seus outros aparelhos. É aqui que entram as novas opções de filtragem da Google Play Store.
Google Play Store tem novas opções de filtragem de dispositivos
Conforme detetado pelo utilizador @AssembleDebug no Twitter, a Google Play Store está a experimentar uma nova linha de opções na parte superior das opções de instalação nas listagens de aplicações. Permite-lhe selecionar diferentes formatos, como telemóveis, TVs, relógios, tablets e Chromebooks. Dependendo do que escolher, a listagem muda ligeiramente. A classificação média por estrelas só será agregada a partir das avaliações do tipo de dispositivo selecionado. Já as capturas de ecrã são filtradas para mostrar apenas as relevantes para o formato selecionado.
Google Play is testing a new thing which adds chips on the details page of an app as shown in video below. Tapping on different option shows the different rating, downloads, screenshots etc according to the device type such as TV, Watch, Tablet, Phone and Chromebooks. pic.twitter.com/PkHcpVj3Px
— AssembleDebug (@AssembleDebug) July 20, 2023
Entretanto o @AssembleDebug especula que se trata de mais uma adição para tornar a funcionalidade “Instalar noutros dispositivos” mais útil. Pode aceder-lhe tocando na seta para baixo junto ao botão de instalação numa listagem da Play Store, permitindo-lhe instalar uma aplicação num ou mais dispositivos diferentes ao mesmo tempo. Poder verificar rapidamente se uma aplicação funcionará bem no seu tablet ou Chromebook pode facilitar a decisão. Os chips também são semelhantes ao novo separador Outros dispositivos que está disponível para alguns no ecrã inicial da Play Store. Assim permitem filtrar de forma semelhante.
Neste momento, as fichas de filtragem nas listas de aplicações ainda não parecem estar ativas ou amplamente implementadas. Tal como acontece com a maioria das outras coisas que o @AssembleDebug encontrou é provável que se ativem com flags de desenvolvimento ocultas. Isto pode dar uma ideia das próximas funcionalidades. Dado que os botões são funcionais e os filtros funcionam, esperamos que a funcionalidade seja lançada mais cedo ou mais tarde.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!