Os routers são verdadeiros computadores carregados de muitas funcionalidades que garantem a nossa ligação à Internet e o acesso a vários serviços de rede. Ainda assim, há sempre coisas que se podem fazer para que eles funcionem ainda melhor. Em muitos casos funções que nem sequer conhecemos. Dito isto, não deixe que estas funções do Router Wi-Fi lhe passem ao lado!
Não deixe que estas funções do Router Wi-Fi lhe passem ao lado!
Qualidade de serviço
Se não está familiarizado com o conceito de Qualidade de Serviço (QoS) em dispositivos de rede, aqui está uma analogia simples. A sua ligação à Internet é uma estrada. Todas as diferentes aplicações e serviços que utilizam a sua rede – como a sua smart TV a transmitir Netflix, o seu portátil Windows a transferir uma atualização e o seu cônjuge a fazer uma apresentação através de uma chamada Zoom – são veículos nessa estrada.
As regras de qualidade de serviço funcionam como um polícia de trânsito, identificando e direcionando o tráfego. A forma como as regras de QoS funcionam varia de router para router. Em alguns routers, pode definir regras de QoS para dispositivos, dando prioridade a tudo o que acontece nesse dispositivo. Noutros, pode definir prioridades para serviços individuais ou tipos de transferência (para que os serviços de streaming de vídeo tenham sempre prioridade sobre a navegação ou transferências básicas). E noutros, pode descobrir que é apenas uma opção geral para ativar e desativar.
Independentemente do modo como o QoS funciona no seu router, é uma excelente funcionalidade e recomendamos que tire partido dela para melhorar o seu Wi-Fi sem comprar nada.
As redes de convidados dão mais segurança
Existem inúmeras razões pelas quais deve ativar uma rede de convidados na sua rede Wi-Fi doméstica. É uma forma incrivelmente simples de tornar a sua rede doméstica mais segura e proteger a sua privacidade. A ativação de redes de convidados é uma atualização de segurança tão fácil que recomendamos que todos a façam juntamente com o resto destas simples correções de segurança Wi-Fi.
Logo à partida a utilização de uma rede de convidados permite-lhe expulsar facilmente as pessoas da sua rede Wi-Fi, caso seja necessário. Caso contrário, terá de redefinir a sua palavra-passe principal e lidar com todas as complicações (como digitar a nova palavra-passe em todos os seus dispositivos inteligentes) que daí advêm.
Servidores DNS personalizados
Por predefinição, o seu router irá utilizar o servidor DNS do seu fornecedor de serviços de Internet. Talvez isto funcione bem, talvez não. Mas existem melhores servidores DNS de terceiros que são mais rápidos e oferecem outras funcionalidades, como melhorias de privacidade, controlos parentais e muito mais.
Os controlos parentais não são apenas para crianças
Muitos routers têm uma coleção de ferramentas de filtragem e restrição, amplamente designadas por “controlos parentais“. É de facto uma das grandes funções do Router Wi-Fi. Se tiver filhos, especialmente crianças mais novas, podem ser úteis para desativar automaticamente o Wi-Fi à hora de dormir ou bloquear conteúdos para adultos.
Mas se não tiver filhos, é possível que nunca tenha sequer olhado para a secção de controlo parental. No entanto, se remover a designação “parental”, as opções que encontra são bastante úteis em várias situações.
Por exemplo, digamos que tem um limite de largura de banda restritivo e que reparou que muitos dispositivos na sua rede gastam muita largura de banda com atividades inativas. Pode utilizar as regras de controlo parental para restringir os dispositivos ou até mesmo desligar o acesso à Internet em sua casa enquanto está a trabalhar e/ou a dormir, para eliminar os vampiros da largura de banda.
Também pode utilizar o controlo parental para si próprio como medida de saúde mental. Está a tentar quebrar o seu hábito de fazer scroll infinito no Reddit ou no Instagram? Bloqueie o domínio ou serviço ao nível do router para se forçar a abandonar o hábito de fazer scroll.
Restringir o acesso dos dispositivos à Internet é também uma solução inteligente que pode utilizar no controlo parental. Quer que um determinado dispositivo, como uma ficha inteligente, tenha acesso à rede local mas não à Internet? A maioria das ferramentas de controlo parental limita-se a impedir que o dispositivo aceda à Internet, não à rede local.
Utilize também as ligações Ethernet para melhorar o Wi-Fi
O Wi-Fi é excelente, mas quanto mais dispositivos Wi-Fi tiver na sua rede, mais congestionada fica e o seu router Wi-Fi tem de trabalhar para proporcionar a experiência esperada em todos os dispositivos.
O Wi-Fi melhorou significativamente ao longo dos anos, e o Wi-Fi 6 inclui uma vasta gama de melhorias para ambientes com muitos dispositivos, mas cada dispositivo que retira da rede Wi-Fi e liga diretamente através de Ethernet diminui a carga na rede Wi-Fi e proporciona ao dispositivo ligado à Ethernet uma melhor ligação.
Por isso, se o seu router estiver junto ao seu computador, à sua smart TV e consola de jogos, ou a qualquer outro dispositivo com capacidade para Ethernet, ligue esse dispositivo diretamente ao router.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!