Montar um PC novo? Força! Atualizar o seu? Esqueça isso…

Há alguns dias atrás, afirmámos que estávamos novamente a entrar numa altura muito interessante para montar um PC de raiz. Afinal de contas, à exceção da placa gráfica, todos os componentes importantes estão a preços muito aliciantes, e com níveis de performance apelativos. Aliás, os preços não só estão bons, como é expectativa é que desçam um pouco mais nas próximas semanas, especialmente no campo da memória (SSD e Memória RAM).

Porém, se porventura tem um PC com 2, 3, ou até mesmo 4 anos, se calhar é boa ideia ficar quieto durante mais algum tempo.

Montar um PC novo? Força! Atualizar o seu? Esqueça isso…

produtos de limpeza domésticos PC, pc, gaming, produtos de limpeza domésticos PC Portanto, o armazenamento está super barato, e curiosamente extremamente rápido. A memória RAM, até a mais recente DDR5, está a preços incríveis. Os processadores e motherboards estão a preços muito interessantes devido à baixa procura, e pelos vistos vão baixar ainda mais. Caso não saiba, o Ryzen 5 7600X já apareceu a menos de 200€ nos mercados Internacionais.

Além de todos estes componentes base, os coolers, caixas, ratos, teclados, monitores, etc… Está tudo muito mais barato face aos anos pandémicos. Ou seja, são só boas notícias! Apenas e só o mundo das placas gráficas continua a ser um terreno de terror. Mas até nesta parte, tudo está a melhorar de semana para semana, ou de mês para mês.

Então… Qual é razão para evitar uma atualização de PC nos tempos que correm?

limpar o computador

Bem, a realidade é que, se porventura tem um PC com até 5 anos de idade, e na altura até era um pacote de peças jeitoso… O hardware não evoluiu o suficiente para justificar um gasto significativo de dinheiro em novas peças.

Apesar do nível atual de performance ser interessante, a realidade é que o nível de performance não mudou de forma drástica. Aliás, as placas gráficas, que são o ponto mais doloroso do mundo dos computadores em 2023, apesar do seu preço, pouco ou nada evoluirão relativamente à geração lançada em 2020. Aliás, as placas gráficas até são um exemplo da estagnação deste mercado.

Sim, os processadores estão mais poderosos, mas não o suficiente para humilhar um Ryzen 3000, ou Intel Core 10000. A memória mudou de geração, mas o software ainda não dá vazão ao novo potencial, e verdade seja dita, as fabricantes ainda estão a tentar perceber onde podem melhorar o impacto deste novo padrão no mundo computacional.

Por exemplo, se por acaso quisesse mudar de placa gráfica, dentro da mesma exata gama de preço, digamos, 400€. Teria de olhar para a RTX 4060 Ti, que é a sucessora à RTX 3060 Ti. Sabe qual é a diferença de performance? 5~10%! Os tempos mudaram, e o que antigamente deveria significar um aumento de performance à volta dos 30%, hoje em dia apenas nos entristece.

Se quiser outro exemplo, a RTX 4080 custa 50% mais que a RTX 3080 antes de si, ao mesmo tempo que oferece mais 50% de desempenho puro e duro. O problema é que a RTX 3080 já era considerada demasiado cara para o que valia, por isso, em 2023, a RTX 4080 é apenas e só um componente desapontante em vários pontos.

Em suma, se porventura precisa mesmo de uma nova máquina, fale connosco que podemos ajudar na escolha de componentes. Mas, se tem uma máquina minimamente recente, aguente! O salto vai ser melhor no futuro.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também