Radar de Velocidade Média: Nova caça à multa!?

Já falámos um pouco da chegada dos radares de velocidade média a Portugal, um sistema que troca o radar de velocidade colocado num sítio crítico, para controlar uma distância, entre 2 pontos. No papel, para assegurar a segurança rodoviária, é inegavelmente uma solução bastante interessante.

Afinal, a grande maioria dos condutores já sabe onde está cada radar, e apenas desacelera nessa localização. Algo impossível num sistema de radares de velocidade média, porque o percurso está cronometrado. Assim, se chegar demasiado rápido ao segundo radar, é porque foi em excesso. Isto significa que tem de ter cuidado durante todo o percurso entre o primeiro radar, e o segundo radar.

Mas… Como sempre, as coisas têm de ser claras! Qual é a velocidade máxima nesse troço? Existem variações de velocidade? Afinal, como é que tudo funciona? Pois bem, vamos falar um pouco sobre esse assunto.

Radar de Velocidade Média: Nova caça à multa!?

Portanto, numa altura em que vários países europeus decidiram abandonar este sistema de controlo de velocidade, Portugal decidiu adotá-lo. Porém, está a falhar em alguns detalhes importantes, que nos fazem gritar “é caça à multa”.

Por exemplo, perto da zona onde moro, está um dos primeiros sistemas de Radares de Velocidade Média do país. Estou a falar da Reta do Cabo, que liga o Porto Alto a Vila Franca de Xira.

Porém, apesar da boa identificação do sistema tanto para um lado como para o outro, é muito difícil perceber qual é a velocidade máxima em algumas partes do troço agora controlado. Porque, além de ser complicado memorizar a velocidade máxima num troço tão grande, especialmente para quem vem da A1 (sentido Vila Franca – Porto Alto), quem vem de Benavente (Estrada do Campo) não tem qualquer indicação da velocidade máxima, porque pura e simplesmente não existe uma placa para ser lida.

É 90? É 80? Existe uma parte a 60 bem assinalada que só termina quando chegamos à localidade. Qual é a afinal o limite de velocidade médio no meio disto tudo? Bem… Ninguém sabe.

Qual é a razão do falhanço deste tipo de radar na Europa, mais concretamente em França?

Bem, são sistemas complexos, que obrigam a alguma manutenção, e que devido à sinalização, dão pouco “lucro” às autoridades que os controlam. Mas sem sinais a avisar a velocidade máxima, talvez seja mais fácil a coisa resultar em Portugal.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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