Intel Core 14000: Esta é a carta escondida debaixo da manga!

Como temos vindo a noticiar, a Intel está a preparar um novo lançamento antes do final do ano. Uma nova aposta extremamente interessante, feita para pisar os calcanhares à AMD, porque ao que tudo indica, a retoma do mercado só vai acontecer em 2024.

Ainda assim, pode ser uma jogada importante para a Intel, porque o ganho de performance parece ser realmente apetecível em todas as gamas de preço, nomadamente nas gamas que costumam ser as mais populares, ou seja, a i5 e i7.

Afinal de contas, além de uma subida significativa nas frequências em todos os processadores, a Intel está também a planear aumentar o número de núcleos em 1 ou 2 processadores importantes.

Intel Core 14000: Esta é a carta escondida debaixo da manga!

Portanto, ao que tudo indica, a Intel não vai subir o número de núcleos físicos em todos os processadores. Em vez disso, vai muito provavelmente focar-se no Core i7-14700K e Core i5-14600K. Por sua vez, para apresentar alguma evolução, o topo de gama i9-14900K vai usufruir de um ganho de performance proveniente de uma subida nas frequências.

Um aumento de performance, que ao que tudo indica, aparece ao mesmo preço da geração anterior. Ou seja, vamos ter processadores como o i5-14600K, ao mesmo preço do i5-13600K, mas com a performance do i7-13700K.

Por enquanto só temos informações acerca do i7-14700K, que pelos vistos vai chegar ao mercado com 8 núcleos focados na performance + 12 núcleos focados na eficiência energética. Uma subida de 4 núcleos ‘E’ face à geração passada. Além disso, a memória cache vai aumentar um pouco para os 33MB.

Em performance, isto significa que o Intel Core i7-14700K vai ficar significativamente mais interessante, com um aumento à volta dos 15%. Ficando ainda um pouco longe do topo de gama i9-14900K, mas muito mais próximo comparativamente ao antigo i7. Todos os outros processadores devem apresentar um ganho de ~5%.

Entretanto, este processadores chegam ao mercado em Setembro ou Outubro de 2023. Os preços devem ser muito similares aos atuais Core 13000.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também