(AnĂ¡lise) Xiaomi Electric Scooter 4 Ultra: Impressionou!

Sou muito honesto, apesar de viver o mundo da tecnologia como poucos, a realidade é que sempre olhei para as trotinetes elétricas como um vulgar brinquedo. Uma coisa engraçada para se fazer de vez em quando, para alugar nas grandes cidades caso exista essa necessidade, mas pouco mais que isso.

Em suma, para mim fazia muito pouco sentido usar uma simples trotinete como principal veĂ­culo de deslocaĂ§Ă£o para o dia-a-dia. Bem, foi preciso experimentar uma coisa como deve de ser para mudar de opiniĂ£o.

(AnĂ¡lise) Xiaomi Electric Scooter 4 Ultra: Impressionou!

Portanto, a realidade Ă© que o mercado estĂ¡ tĂ£o cheio de trotinetes, muitas delas pensadas para as carteiras mais fechadas do planeta, que a sensaĂ§Ă£o que passa para o consumidor Ă© que muitas destas “scooters” elĂ©tricas sĂ£o na verdade meros brinquedos e nĂ£o veĂ­culos a sĂ©rio, robustos, e prontos a dar muita praticabilidade de uso, e atĂ© conforto. Dito isto, o que precisamos de saber acerca da Xiaomi Electric Scooter 4 Ultra?

Especificações Técnicas:

  • Tamanho Montada: 1,260 x 1,200 mm
  • Tamanho Dobrada: 545 x 1,200 x 545 mm
  • Peso: 24.5kg
  • Velocidade MĂ¡xima: 25km/h
  • Peso MĂ¡ximo: 120kg
  • ResistĂªncia: IP55
  • Travões: E-ABS + Tambor
  • Pneus: 1000 Xiaomi DuraGel
  • Bateria: 12000mAh (561.5W lĂ­tio)
  • Tempo de carga: 6.5 horas

Bem, é a trotinete mais poderosa da gama da Xiaomi na Europa, sendo capaz de oferecer o maior nível de conforto, e capacidade de meter poder elétrico no asfalto, dentro do Universo da Gigante Chinesa da tecnologia.

Afinal, alĂ©m de poder, temos dupla suspensĂ£o, bem como pneus realmente prontos para tudo. Afinal, sĂ£o pneus duragel, e por isso, Ă  prova de furos! No campo da Autonomia, a Xiaomi promete cerca de 70 quilĂ³metros, o que segundo o nosso teste Ă© mais ou menos aquilo que Ă© possĂ­vel alcançar no mundo real. (Andei quase sempre nos modos mais potentes, e peso 95 quilos. Consegui ~55 quilĂ³metros!)

Como Ă© normal, a velocidade mĂ¡xima vem bloqueada nos 25 km/h, mas como tambĂ©m deve saber, existem formas de dar a volta a esta limitaĂ§Ă£o se realmente o quiser fazer. Afinal, o motor que podemos aqui encontrar tem uma potĂªncia de 500W, mas Ă© capaz de picos de 940W, com os modos de potĂªncia a mexer mais na velocidade de aceleraĂ§Ă£o e nĂ£o tanto na velocidade mĂ¡xima.

No modo S+ Ă© quase assustador a forma como vamos dos 0 aos 25Km/h! Demora menos de 4 segundos.

Esta potĂªncia significa que Ă© possĂ­vel ultrapassar inclinações atĂ© 25%, sem ter de andar com a trotinete Ă s costas. Uma boa notĂ­cia visto que esta menina pesa quase 25 quilos. A bateria que serve de base a tudo isto Ă© uma cĂ©lula de 561.5W, que como dissemos em cima, oferece um mĂ¡ximo de 70 quilĂ³metros de autonomia, sendo necessĂ¡rias 6 horas e 30 minutos para a levar dos 0 aos 100%.

Entretanto, alĂ©m de todas as especificações, temos vĂ¡rias melhorias no prĂ³prio corpo da trotinete, com um guiador maior e mais robusto, e um chassis de alumĂ­nio agora capaz de aguentar atĂ© 120kg.

Temos ainda uma trotinete preparada para alguma resistĂªncia ao ambiente Ă  nossa volta, graças a uma certificaĂ§Ă£o IP55.

Como Ă© usar no dia-a-dia?

É ter a segurança de que vamos chegar ao nosso destino de forma rĂ¡pida, fĂ¡cil, e sem os problemas de cidades como Lisboa. A trotinete Ă© fĂ¡cil de manobrar, sendo extremamente Ă¡gil e veloz. A sua autonomia Ă© de confiança, o que tambĂ©m significa que nĂ£o Ă© preciso estar sempre ligada ao carregador.

Se vive a 3 ou 4 quilĂ³metros do seu emprego, pode andar mais de 10 dias (ida e volta) com uma Ăºnica carga. Ainda no campo do conforto e segurança, o que mais me impressionou, alĂ©m da dupla suspensĂ£o que se riu de todos os buracos aqui de Salvaterra de Magos, foi mesmo a força de travagem desta trotinete.

Pode ir no mĂ¡ximo das suas capacidades, travar a fundo, e vai mesmo parar em poucos metros, sem partir os dentes no chĂ£o ou num passeio. (Como pode em baixo)

 

ConclusĂ£o

A Xiaomi Electric Scooter 4 Ultra nĂ£o Ă© de todo uma trotinete “barata”, ao custar 999€. Mas, tambĂ©m Ă© uma trotinete muito diferente das alternativas mais banais do mercado.

Temos uma trotinete com uma motorizaĂ§Ă£o incrĂ­vel, uma bateria capaz de garantir muita e boa autonomia, e talvez mais importante que tudo isso, um uso no dia-a-dia que nos dĂ¡ confiança, e atĂ© nos dĂ¡ vontade de sair de casa nem que seja para dar uma voltinha no parque.

Vale ainda a pena salientar a conectividade da trotinete Ă  app Mi Home, que nos permite ter acesso a muita informaĂ§Ă£o acerca da trotinete, dos nossos percursos diĂ¡rios, e claro, algumas configurações e personalizações.

Se a mobilidade elétrica for assim, estou all-in!

Ao seguir a Leak no Google NotĂ­cias estĂ¡ a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Talvez um pouco cara, mas a qualidade tem de ser paga, e aqui, a Xiaomi fez um trabalho incrĂ­vel em todos os aspetos.(AnĂ¡lise) Xiaomi Electric Scooter 4 Ultra: Impressionou!