A Intel está com uma estratégia muito interessante para 2023, mesmo tendo em conta as dificuldades do atual mundo tecnológico. Afinal de contas, a gigante azul dos processadores e placas gráficas está neste momento a planear um “simples refresh” que na verdade pode ser uma jogada de génio.
Afinal, vamos ver uma subida de performance muito significa, e provavelmente uma manutenção de preço gama a gama, face aos “velhos” Intel Core 13000. Vale ainda a pena salientar que todos os Core 14000 vão ser suportados pelas atuais motherboards.
Intel Core 14000: Chega em 2023 com +20% de performance
Portanto, como já dissemos no passado, a Intel está a planear antecipar-se à AMD com um lançamento ainda em 2023, provavelmente no final do verão, ao mesmo tempo que aposta numa tecnologia muito similar à que serve de base à sua atual geração de processadores Core 13000.
Tecnologia similar = Performance similar? Sim, mas não!
A Intel vai utilizar muito daquilo que já tem no mercado, mas, com algumas melhorias arquiteturais, e com um significativo aumento de núcleos de processamento em todos os processadores, vai ser possÃvel alcançar um ganho de performance extremamente interessante.
Aliás, segundo os mais recentes rumores, podemos estar a olhar para um ganho de performance à volta dos 21%. Sim, leu bem! Arquitetura extremamente parecida, mas ganhos superiores a 20% em algumas tarefas.
Óbvio que isto não vai acontecer em todos os processadores, com os ganhos mais substanciais a acontecer nas versões de gama baixa e gama média.
Por exemplo, o Intel Core i5-14600K deve oferecer um nÃvel de performance muito similar ao atual i7-13700K, que pertence a uma gama acima, que também é considerada mais “entusiasta”. Isto ao mesmo preço do atual i5-13600K. Este acréscimo de performance deve acontecer em toda a gama, desde os mais simples i3, até aos mais interessantes i7. Sim, i7! Como nem tudo pode ser bom, é esperado que o novo i9-14900K fique por um simples acréscimo de 3~4% na performance, porque não existe forma de aumentar o número de núcleos fÃsicos na sua die.
Mas, ainda assim, até este processador vai receber alguns ganhos na componente gráfica, com a Intel a apostar forte na arquitetura Xe-LPG dentro destes CPUs. Espera-se um ganho de 240% face aos atuais iGPUs. Tudo graças a um aumento muito agressivo nos EUs (32 -> 128).
Dito tudo isto, depois deste lançamento, tudo indica que a Intel vai mudar completamente a sua estratégia para 2024, ao lançar tecnologias completamente novas. Sim, pode apontar uma nova mudança no socket dos processadores Intel (LGA1851).
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!