É agora claro que a Microsoft vai mesmo levar a sua avante, com a aquisição da Activision-Blizzard a ser finalizada provavelmente nas próximas horas, ou mais tardar dias. Por isso, o tão prometido acordo que vai levar Call of Duty para o ecossistema Sony PlayStation foi finalmente assinado.
Mas não se deixe enganar, isto nunca esteve em risco. Por muita tinta que tenha sido gasta ao longo dos últimos meses, a verdade é só uma… Ambas precisam que Call of Duty continue a ser um jogo multiplataforma.
Sony e Microsoft fizeram acordo. Ambas obrigadas!
Portanto, depois de tudo o que foi dito e feito, a Microsoft e Sony anunciaram durante o dia de ontem o acordo que garante a presença de Call of Duty nas consolas PlayStation até pelo menos 2033.
We are pleased to announce that Microsoft and @PlayStation have signed a binding agreement to keep Call of Duty on PlayStation following the acquisition of Activision Blizzard. We look forward to a future where players globally have more choice to play their favorite games.
— Phil Spencer (@XboxP3) July 16, 2023
Mas, como dissemos em cima, isto nunca esteve em risco! Como assim? Bem, a Microsoft está a ter resultados francamente maus na nova geração de consolas. Por isso, precisa das consolas Sony PlayStation para que Call of Duty continue a ser a galinha dos ovos de ouro que sempre foi.
Entretanto, no lado da PlayStation, a coisa também não é muito diferente. A Sony faz muito e bom dinheiro com CoD, e por isso mesmo, dizer que não a um acordo nunca esteve nos planos reais. A Sony só queria dificultar o acordo da Microsoft, para tentar que a já por si gigante, não crescesse ainda mais no já complicado mundo dos videojogos.
Ainda assim, a Sony fica um bocado desprotegida caso o mundo do Cloud Gaming suba de nÃvel. Porque em termos de potencial de criação e desenvolvimento de IPs, a Microsoft cresce muito e bem com esta aquisição. Mas… Quantos anos ainda temos pela frente até o Cloud ser um caminho realmente fiável para qualquer tipo de jogador?
Curiosamente, este acordo acaba por ser o último prego no caixão do caso que a FTC tinha em mãos para impedir a aquisição. Afinal, se até a Sony concorda com as coisas, e assinou um acordo, muita da força do órgão regulador cai por queda.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? O que acha deste acordo? Positivo para o mundo dos videojogos, ou Call of Duty está rapidamente a perder muita da sua força? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!