Ainda tem gravações em DVD? É este o tempo que duram!

Tem gravações em CD ou DVD com dados preciosos ou a sua impressionante coleção de música e filmes? A vida útil dos CDs e DVDs pode variar em função de uma série de fatores e é algo que tem mesmo de saber. Assim é este o tempo que duram!

Ainda tem gravações em DVD? É este o tempo que duram!

Em geral, espera-se que os CDs e DVDs prensados de fábrica durem muitos anos se os guardar em condições ideais, mas a vida útil exata pode variar. Alguns estudos sugerem que os CDs e DVDs prensados de fábrica podem durar até 20 anos ou mais em condições ideais, enquanto outros revelam que podem começar a degradar-se após apenas alguns anos.

Por exemplo, um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) descobriu que a vida útil de CDs e DVDs pode variar de apenas dois anos a mais de 30 anos. O que faz a diferença é a qualidade dos discos e as condições de armazenamento.

Em contrapartida, os CDs e DVDs gravados em casa podem ter uma vida útil significativamente mais curta. Isto porque a gravação pode muitas vezes tornar os discos de qualidade inferior mais suscetíveis a danos e degradação. Isto significa que deve guardar os CDs e DVDs gravados em condições ideais e fazer cópias de segurança regularmente para garantir que os dados que contêm não se perdem.

vida útil dos CDs e DVDs

Entretanto para fins de cópia de segurança, poderá querer comprar discos virgens especiais de qualidade de arquivo, que, se manuseados corretamente, podem durar décadas ou mesmo séculos.

Alguns dos fatores mais importantes que podem afetar o tempo de vida útil dos CDs e DVDs incluem:

  • Qualidade do disco
  • Tipo de disco
  • Como armazena o disco
  • A forma como manuseia o disco
  • O tipo de dados armazenados no disco
  • A qualidade do leitor de CD ou DVD em que coloca o disco

Maximizar o maior número possível destes fatores aumentará as probabilidades de os seus discos durarem o máximo de tempo possível.

Como prolongar a vida útil dos CDs e DVDs

Pode tomar várias medidas para prolongar a vida útil dos CDs e DVDs e garantir que os dados que contêm permanecem acessíveis durante o máximo de tempo possível.

Guarde os CDs e DVDs num local fresco e seco, longe da luz solar direta e de outras fontes de calor e humidade. A exposição a temperaturas e humidade elevadas pode fazer com que os CDs e DVDs se deformem ou fiquem danificados, reduzindo o seu tempo de vida útil.

Manuseie os CDs e DVDs com cuidado para evitar riscos e outros danos físicos. Evite tocar na superfície do disco e utilize um pano macio para limpar qualquer sujidade ou impressões digitais no disco.

Evite deixar os CDs e DVDs no automóvel ou noutros ambientes quentes e húmidos. O calor e a humidade no automóvel também podem fazer com que os CDs e DVDs se deformem ou fiquem danificados.

Utilize leitores de CD e DVD de alta qualidade que sejam menos suscetíveis de causar riscos ou outros danos físicos.

Faça regularmente cópias de segurança dos dados em CDs e DVDs. Desta forma, garante que tem uma cópia dos dados, caso o disco se danifique ou se perca.

Entretanto com tudo isto em mente, deve também considerar a utilização de métodos de armazenamento alternativos para dados essenciais. Os CDs e DVDs podem não ser o método de armazenamento de dados mais fiável a longo prazo. Considere a utilização de outros métodos de armazenamento, como discos rígidos ou serviços baseados na nuvem, para os dados valiosos que pretende proteger. Utilizar várias formas de suporte é sempre melhor do que colocar todos os seus ovos no mesmo cesto.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também