Como estamos fartos de dizer, maiores níveis de performance implicam quase sempre um aumento generalizado da temperatura dos componentes visados. É exatamente por isso que a nova geração de armazenamento SSD tem agora soluções de refrigeração ativas, e pelos vistos, é exatamente por isto que algumas marcas estão a desenvolver algo similar para a memória RAM.
Sim, vamos ter coolers para kits de memória RAM!
- SSD PCIe 5.0 = Formato diferente, barulhento e gordo!
- Placas Gráficas: Todos os lançamentos foram um Flop!
Agora também já existem coolers para memória RAM!
Portanto, estamos a falar de uma nova solução de refrigeração feita a pensar para os mais recentes e poderosos kits de memória DDR5. É de produção Jonsbo, tem muita iluminação RGB, e claro, duas ventoinhas para ajudar no controlo da temperatura destes componentes críticos.
Claro que este tipo de controlo de temperatura não é ainda obrigatório num computador normal. Afinal, os kits de memória RAM (ainda) são desenhados para serem refrigerados por dissipadores passivos, ao mesmo tempo que aproveitam as ventoinhas que montamos nas nossas caixas.
Porém, isso pode mesmo mudar num futuro muito próximo! Isto à medida que mais e mais fabricantes de memória RAM tentam aumentar a fasquia da performance, com frequências cada vez mais altas, e maiores consumos, nesta geração DDR5.
Dito isto, o “cooler” tem as dimensões de 120x62x28.1mm e foi pensado para não estorvar mesmo em builds mais complexas. Entretanto, as ventoinhas aqui equipadas conseguem funcionar entre 600 e 3600 RPM, o que por sua vez significa 9.11 CFM de airflow diretamente direcionado para os módulos de memória RAM. Algo que poderá dar algum espaço de manobra se porventura quiser fazer algum OC.
Curiosamente, este cooler até parece estar pronto a chegar ao mercado a um preço bastante apelativo. O que levanta uma questão… Comprava esta ‘cena’?
Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!