Li-Fi é (muito) mais rápido que o Wi-Fi e já está certificado!

Sabe o que é o Li-Fi? É uma nova tecnologia com o mesmo intuito do Wi-Fi, mas muito diferente na forma como é capaz de distribuir o sinal da sua Internet. Afinal, é uma norma de comunicações sem fios baseadas na luz!

Li-Fi é (muito) mais rápido que o Wi-Fi e já está certificado!

Portanto, o IEEE (Instituto de Engenheiros Eléctricos e Electrónicos) certificou o 802.11bb como norma para comunicações sem fios baseadas na luz. Um desenvolvimento anunciado ontem e calorosamente recebido por várias empresas já bastante focadas no Li-Fi, onde podemos salientar a pureLiFi e a Fraunhofer HHI.

Afinal, isto significa que a norma pode finalmente começar a crescer de forma mais rápida, e assim começar a chegar às massas. Com mais empresas, e mais consumidores, a própria evolução da tecnologia vai chegar a um nível completamente novo.

Qual é a vantagem? Bem, os defensores do Li-Fi olham para a nova norma como um modelo de comunicação sem fios mais rápido, mais fiável, e com uma segurança inigualável comparativamente ao Wi-Fi ou até ao 5G. Mas o que é realmente incrível, é o facto de ser possível fazer uma ligação a partir da luz. Ora veja o vídeo em baixo:

No Li-Fi, a lâmpada por ser o router, ou melhor, o ponto de acesso. Dito isto, já é possível chegar aos 224 GB por segundo, uma velocidade incrível, visto que o Wi-Fi mais poderoso do mercado, de 60GHz (WiGig) apenas chega aos 7GB por segundo. Porquê esta diferença? Bem, nunca ouviu a expressão “velocidade da luz”? Não é por acaso. Uma rede Li-Fi pode ser 1000 vezes mais rápida comparativamente a uma rede Wi-Fi.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também