Linux chegou aos 3% de quota de mercado. Demorou 30 anos

Como deve saber, da mesma forma que o mundo dos smartphones é dominado pelo Sistema Operativo Android, o mundo dos computadores é dominado pelo Sistema Operativo Windows. Porém, enquanto no lado dos smartphones temos apenas dois grandes ecossistemas (iOS e Android), no lado dos computadores a coisa é um tanto ou pouco mais complicada.

Além do Windows, e do macOS, temos ainda o sempre interessante Linux.

Linux chegou aos 3% de quota de mercado. Demorou 30 anos

Portanto, o mundo dos computadores é dominado pelo sistema operativo Windows! Claro que existem alternativas, mas, como deve imaginar, a grande maioria das aplicações são feitas a pensar no Windows. Aliás, mesmo quando existem ports para outros sistemas operativos, a qualidade do suporte nunca é bem a mesma.

Ainda assim, há quem sonhe com um crescimento a sério do Linux, com alguns utilizadores com expectativas ainda mais altas, ou seja, que o sistema operativo se massifique. Sonhos… Porque para chegar aos 3% de quota de mercado, o Linux demorou qualquer coisa como 30 anos.

Sim, 3% é a maior quota de mercado de sempre do Linux, bem, mais concretamente, são 3.07%. Entretanto, o Windows tem 68.23% de quota, enquanto o macOS está nuns muito interessantes 21.32%. Além dos dois principais, temos ainda o ChromeOS, que dá vida aos populares Chromebooks, com 4.13% de quota.

Curiosamente, estes 3% podem também ser muito graças ao sucesso da consola portátil da Valve, a Steam Deck. Que claro está, é também ela baseada num sistema operativo personalizado baseado em Linux.

Acha que o Linux vai chegar às massas num futuro breve, ou tudo isto é apenas um sonho sem grandes bases? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também