A Huawei pode estar a planear regressar ao mercado dos smartphones nos EUA até ao final do ano. Mas se for bem-sucedida, será importante? E mesmo que a marca ultrapasse a sua má reputação? Isto depois de as suas tecnologias de rede terem sido consideradas uma ameaça à segurança pelos EUA e pela Europa? Será que a Huawei tem o que é preciso para voltar a ser uma ameaça para a Samsung e a Apple quando voltar ao mercado com os smartphones 5G?
Huawei pode voltar ao mercado com smartphones 5G!
A Reuters confirmou recentemente com três empresas de investigação tecnológica terceiras não identificadas que a Huawei está a tentar regressar à indústria dos telefones 5G. A empresa pode ser capaz de contornar a proibição dos EUA produzindo chips 5G internamente usando suas ferramentas e com a ajuda da Semiconductor Manufacturing International Co (SMIC). Nem a Huawei nem a SMIC comentaram os rumores.
Mas mesmo que a Huawei regresse ao mercado dos EUA através de telemóveis 5G, é provável que não tenha o mesmo Ãmpeto de antes. Isto para voltar a lutar contra os lÃderes de mercado.
A Huawei ainda não tem acesso ao Google Play Services
Partindo do princÃpio de que a Huawei vai relançar o seu negócio de smartphones nos EUA através do 5G, os analistas notam que, mesmo com a ajuda de empresas externas, a Huawei não seria capaz de atingir uma capacidade de fabrico de chips 5G superior a cerca de 14 milhões de unidades.
Compare isso com os 240 milhões de remessas registadas pela Huawei em 2019. Assim logo percebe que a Huawei tem um longo caminho pela frente. Isto se tiver alguma intenção de competir com a Samsung e a Apple novamente.
Igualmente importante é o facto de a lei dos EUA impedir a Google de oferecer os Play Services à Huawei. A empresa tecnológica chinesa pode voltar a entrar no mercado dos telemóveis através do segmento 5G. No entanto sem acesso à Play Store e aos serviços Google, o telemóvel da Huawei pode não ser muito apreciado pelos clientes nos EUA.
Seja qual for o futuro da Huawei, os observadores do mercado dizem que a empresa poderia fabricar versões 5G dos modelos emblemáticos existentes este ano e trazê-los para o mercado dos EUA em 2024.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!