Apple lança atualizações de emergência para iPhone e não só!

A Apple lançou atualizações de emergência para corrigir o iOS 16.5.1 e o iPadOS 16.5.1. Os updates corrigem uma vulnerabilidade do WebKit ativamente explorada. O WebKit é o motor de navegação utilizado no Safari, pelo que esta é uma atualização que deve instalar de imediato. O processo de instalação da atualização é idêntico ao de uma atualização normal. Assim vá a Definições > Geral > Atualização de software e siga as instruções.

Apple lança atualizações de emergência para iPhone e não só!

Entretanto se acha que vai levar muito tempo desengane-se. Pelo menos, não com esta atualização. Isto porque o update deve demorar apenas alguns minutos a chegar. Em seguida, reinicie o seu dispositivo. Verá que as atualizações estão listadas como iOS 16.5.1 (a) e iPadOS 16.5.1 (a). Isto para indicar que são versões separadas e divulgadas para corrigir problemas com o iOS 16.5.1 e o iPadOS 16.5.1 que foram lançados a 21 de junho.

Acerca desta correção a Apple afirma que, com a falha de software, o processamento de conteúdo da Web pode levar a uma execução arbitrária de código, o que permitiria a um invasor executar qualquer comando ou código no dispositivo visado. A Apple diz que tem conhecimento de um relatório que indica que a vulnerabilidade “pode ter sido ativamente explorada”. Esta última frase significa que pelo menos um atacante pode ter tirado partido do problema. No entanto não se sabe se algum utilizador de iPhone ou iPad teve dados pessoais roubados como resultado.

Entretanto atenção que os utilizadores de Mac com macOS Ventura 13.4.1 também estão a receber uma atualização de emergência para corrigir a mesma vulnerabilidade que afeta o browser Safari no seu dispositivo. Para instalar a atualização no seu Mac, aceda ao menu Apple > Definições do sistema. Clique em Geral no lado esquerdo da janela Definições do sistema e, depois, em Atualização de software no lado direito.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também