Cancelamento de Ruído vai chegar a mais sítios!

Hoje em dia, é perfeitamente normal encontrar uma implementação de ANC (Cancelamento de Ruído Ativo) em vários produtos áudio, como é o caso dos earbuds ou dos auscultadores. Também já existem algumas aplicações de ANC em automóveis. Mas, levar a tecnologia a salas, ou noutros ambientes de maior escala, é um pouco mais complicado. Pelo menos por enquanto!

Cancelamento de Ruído vai chegar a mais sítios!

Portanto, ao que tudo indica, uma nova tecnologia de cancelamento de ruído baseada em plasma poderá ajudar a resolver este problema. Mas para perceber o que a nova tecnologia traz, é preciso entender o que as atuais aplicações ANC fazem nos tempos que correm.

Pois bem, a atual tecnologia ANC baseia-se fortemente na medição da pressão das ondas utilizadas para gerar som e, em seguida, na sua libertação em sentido inverso para cancelar as ondas e manter o ruído afastado. É por isso que, atualmente, quem quiser implementar ANC numa sala, terá de equipar uma parede com altifalantes, ao mesmo tempo que também continua a ser necessário equipar toda a sala com espuma espessa à volta das paredes. Isto por enquanto, visto que investigadores da EPFL descobriram uma forma muito mais simples e barata de atacar este problema.

Earbuds com ANC

Pois bem, para reduzir e anular o ruído, a EPFL começou a fazer experiências com folhas super finas de altifalantes iónicos à base de plasma. Estes altifalantes são extremamente leves, simples e até baratos de construir.

Funcionam de forma semelhante aos sistemas de propulsão iónica, que utilizam um campo elétrico para ionizar o ar ambiente através do plasma. O que por sua vez cria partículas carregadas positivas e negativas, que são depois aceleradas e empurradas contra o ar ambiente, criando ondas de pressão. Além de tudo isto, é ainda possível alterar a voltagem aplicada a estes altifalantes iónicos, o que permite alterar instantaneamente a quantidade de ar que está a ser empurrada.

Até que ponto é eficaz?

Em algunes testes, estes novos altifalantes foram capazes de cancelar os comprimentos de onda de baixa frequência utilizando apenas um pedaço de material de 17 mm (0,6 polegadas). Os atuais sistemas convencionais, como espumas de redução de ruído ou paredes de absorção de som, exigiriam uma instalação com 4 m de espessura.

Sendo exatamente por isso que esta tecnologia pode abrir espaço a uma implementação rápida e barata em salas, aviões e automóveis.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também