Comando da TV foi criado para silenciar anĂșncios!

Sabe o porquĂȘ da invenção e popularização do comando da nossa televisĂŁo? Curiosamente, inicialmente, servia apenas e sĂł para que fosse possĂ­vel silenciar os anĂșncios publicitĂĄrios dos anos 50!

Mais concretamente, foi graças ao presidente da Zenith Electronics (Eugene F. McDonald), que claro estĂĄ, odiava os anĂșncios que passavam na TV Norte-Americana, que hoje em dia temos um comando capaz de mudar de canal, ligar/desligar a TV, mudar o volume, ou lançar aplicaçÔes.

O homem queria um AdBlock nos anos 50!

Comando da TV: Conheça a história do mítico utensílio!

Portanto, em 1950, Eugene F. McDonald lançou um desafio aos engenheiros da sua empresa. “Criar um aparelho capaz de meter a TV em silĂȘncio, ou mudar de canal, sem ter de se levantar do sofĂĄ.” Foi aqui que nasceu o comando! Na altura com o nome de “Flashmatic”, sendo lançado em 1955, ao ser baseado num sistema independente da TV, utilizando um feixe de luz direcionada a um dos 4 sensores montados nos cantos do televisor.

Na verdade, na altura jå existiam comandos, como os que pode ver na imagem em cima. Aparelhos ligados à TV por um cabo, que mais parecia um cordão umbilical. Uma solução estranha, porque era sempre muito difícil ter o comando consigo, enquanto estava sentado ou deitado no sofå.

Ou seja, o fio era uma “extensĂŁo” da capacidade do comando, mas nĂŁo servia como um comando a sĂ©rio, como temos hoje em dia. Na realidade, a grande maioria dos utilizadores deixava-o perto da TV, tal era a sua incapacidade.

Em suma, o primeiro comando sem fios foi criado por um engenheiro mecùnico, por isso, nada tinha a ver com aquilo que podemos encontrar hoje em nossas casas. Porém, era extremamente futurista, ao parecer mais uma pistola que um comando.

O primeiro comando sem fios permitia retirar todo o som, e mudar de canal para os que estavam sintonizados logo ao lado do canal atual.

Mas claro, era um produto com problemas, especialmente no lado da TV, visto que os 4 sensores (um em cada canto da TV) eram sensĂ­veis a qualquer luz. Ou seja, o prĂłprio sol era capaz de mudar de canal, em certas alturas do dia.

Além disso, o comando custava 100$, em acrescento ao preço da TV. 100$ parece pouco? Bem, na altura, era possível comprar um carro novo por 600$.

Depois do Flashmatic, tivemos comandos a funcionar com ondas ultrassĂłnicas, que claro estĂĄ, utilizavam frequĂȘncias demasiado altas para o humano ouvir. PorĂ©m, se tivesse um cĂŁo em casa, a coisa poderia ficar um pouco estranha.

Entretanto, ao longo dos anos, tivemos vårias evoluçÔes, o acréscimo de teclados numéricos, uso de infravermelhos, e mais recentemente, conectividade Bluetooth Low-Power.

Mas… Vieram todos do mesmo sĂ­tio… A necessidade de silenciar anĂșncios! Ou seja, no fundo, o primeiro comando para a TV sem fios, foi pensado como um AdBlock!

Siga a Leak no Google NotĂ­cias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também