Bloatware: O que é? É um problema sério?

O bloatware sempre foi um problema no mundo dos smartphones e computadores, mas, mesmo passados tantos e longos anos, ainda temos muitos utilizadores que não fazem ideia do que isto significa no uso diários dos seus aparelhos.

Vamos por partes?

Bloatware: O que é? É um problema sério?

smartphone Android atacado em segredo, Xiaomi clonar pessoas, Xiaomi automóveis elétricos

Portanto, quando compra um novo smartphone, ou PC, está obviamente à espera que este esteja limpo, e por isso, no máximo das suas capacidades computacionais. Mas, nem sempre esse é o caso!

Aliás, na grande maioria das vezes, mesmo que compre um smartphone ou computador de uma grande e conhecida fabricante, é muito provável que este aparelho já venha pré-instalado com alguns programas “estranhos” e claro, na grande maioria das vezes, completamente inúteis. Que programas ou apps são estes? Bloatware!

São apps ou programas que são pré-instaladas, com a autorização da fabricante, a troco de algum dinheiro. No caso dos portáteis, estes programas costumam ser antivírus, já no caso dos smartphones, temos apps de viagens, ou até jogos.

Que problemas temos com este fenómeno? (Smartphone e Computador)

O Bloatware pode retirar performance ao seu aparelho. Quanta performance? Bem, depende se é um smartphone ou computador topo de gama, ou algo mais amigo da carteira.

Muito do bloatware existente no mercado, além de ocupar armazenamento, acaba por estar sempre ativo em segundo plano, a consumir ciclos do CPU e memória RAM, o que claro está, também significa consumo exagerado de bateria.

  • Recursos que podiam estar a ser utilizados noutros sítios, para outras apps mais importantes.

Algum deste bloatware é até capaz de instalar outras apps, e enviar notificações ou avisos, de forma a chamar a sua atenção aos seus produtos. Como é o caso daquilo que está a acontecer em smartphones Xiaomi em Junho/Julho de 2023. (Link).

É possível retirar? Mas pode ser complicado!

Sim! Na realidade, normalmente, apenas precisa de desinstalar estas apps, e a coisa fica resolvida.

Mas, mais concretamente no mundo dos smartphones, algumas fabricantes começaram a instalar este tipo de app como apps de sistema. Ou seja, a desinstalação pode não estar disponível, e mesmo que esteja, a app vai eventualmente voltar ao seu smartphone.

Aqui já vai ser preciso algum conhecimento, ao remover pacotes via ADB. (Não é complicado, desde que siga um guia.)

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também