Atenção! É isto que está a gastar a bateria do seu smartphone!

Ninguém quer um smartphone em que a bateria se está sempre a gastar. No entanto é das coisas mais comuns que acontecem e mais depressa do que gostaríamos. De facto, há várias coisas que podem consumir a sua bateria sem que se aperceba, e controlar essas coisas pode manter a sua bateria cheia durante mais tempo. Assim, aqui estão as causas mais comuns de uma bateria de telemóvel que se esgota rapidamente.

Atenção! É isto que está a gastar a bateria do seu smartphone!

Brilho elevado do ecrã

Vamos começar com uma das causas mais óbvias de uma bateria de telemóvel que se esgota rapidamente: o brilho do ecrã.

Pode parecer conveniente ter o brilho no máximo, especialmente quando está ao ar livre, mas isso tem um efeito enorme na sua bateria. Além disso, ter o seu telemóvel no brilho máximo enquanto utiliza o modo de luz esgota ainda mais a sua bateria. Por isso, sempre que possível, reduza o brilho do ecrã ao mínimo para poupar um pouco mais de bateria.

Também pode ajustar as definições de brilho do seu telemóvel para que este se ajuste às diferenças de luz externas. Isto permitir-lhe-á escurecer em ambientes com pouca luz e clarear em ambientes expostos a muita luz.

Mas um ecrã mais escuro nem sempre é conveniente, especialmente se tiver problemas de visão. Então, o que pode fazer em vez de reduzir o brilho do seu ecrã?

Uma alternativa é mudar o ecrã das suas aplicações mais utilizadas para o modo escuro, bem como o ecrã geral do seu telemóvel. Isto não escurece drasticamente o ecrã do seu telefone, mas muda o menu branco padrão do seu telefone e os fundos das aplicações para preto. Ficaria surpreendido com a quantidade de bateria que isto pode poupar sem comprometer a luminosidade.

Aplicações em segundo plano

As aplicações em segundo plano funcionam essencialmente mesmo quando não as está a utilizar. Exemplos disso são as aplicações VPN, antivírus, de saúde e de calendário. Estas aplicações monitorizam ou controlam determinados aspetos do seu telemóvel sem a sua intervenção, o que, embora conveniente, consome significativamente a bateria.

botões do smartphone deixaram de funcionar, deite fora o smartphone antigo, Alerta: com isto a bateria dura mais e o smartphone acelera!, Android mais lento, Android: como descobrir se uma aplicação é falsa!, android localizar smartphone desligado, smartphone android rápido

Além disso, provavelmente não precisa que um bom número destas aplicações esteja a funcionar em segundo plano. Então, como pode desativar as aplicações em segundo plano?

Procure pela opção de otimização da bateria, que, se for ativada, encerrará todas as aplicações em segundo plano desnecessárias. Isto pode acabar por poupar-lhe uma boa parte da vida útil da bateria, pelo que vale a pena considerar esta opção.

Modo Picture-in-Picture

Se utiliza o YouTube Premium, o Twitch ou uma aplicação semelhante no seu telemóvel, é possível que já tenha utilizado o modo picture-in-picture. Isto implica ver qualquer vídeo ou fluxo numa pequena caixa de visualização no seu ecrã enquanto utiliza outras aplicações. Embora seja conveniente, a utilização de várias aplicações em simultâneo pode esgotar a bateria do seu telemóvel.

Para desativar o modo picture-in-picture nas aplicações escolhidas, vá às definições do seu telemóvel e dirija-se à secção Aplicações num Android ou Picture in Picture num iPhone, na secção Geral.

Depois, clique na aplicação que escolheu na lista fornecida. Pode agora ver as permissões e as definições gerais da aplicação em questão. Aqui, poderá selecionar a opção Picture in Picture (se se aplicar à aplicação) e activá-la ou desactivá-la utilizando o botão de alternância.

Estar sempre ligado

Pode parecer óbvio manter o Wi-Fi ou os dados ativados a toda a hora para que possa estar ligado dia e noite. Mas isso pode esgotar significativamente a bateria do seu telemóvel, uma vez que recebe constantemente notificações, atualizações em segundo plano e muito mais quando não precisa delas.

Durante as suas horas de sono, é uma ótima altura para desligar o Wi-Fi. Claro que pode mudar o seu telemóvel para o Modo de Avião. Mas, se estiver preocupado com a possibilidade de perder uma chamada urgente, pode desligar o Wi-Fi e os dados na lista pendente do telefone, para que possa continuar a aceitar chamadas.

Lembre-se de que mudar o telemóvel para o modo Não incomodar não desliga o Wi-Fi ou os dados.

Uma bateria de telemóvel antiga

Por vezes, não é uma aplicação ou uma definição que afeta a duração da bateria do seu telemóvel, mas sim a própria bateria. Como em tudo, os telemóveis envelhecem e, com o passar dos anos, a sua bateria deixa de ser tão boa como era. Após cerca de dois ou três anos (dependendo do modelo do telemóvel), a sua bateria já não conseguirá atingir a sua capacidade máxima original, o que pode levar a que a sua bateria se esgote rapidamente.

smartphones bateria explodir

Por vezes, o seu telemóvel notifica-o quando deteta uma diminuição da qualidade da bateria, mas outras vezes não o faz. O sinal mais comum de uma bateria a degradar-se sem qualquer notificação é uma duração mais curta da bateria em geral. Então, o que pode fazer em relação a isto?

A primeira e mais óbvia opção é a substituição da bateria. Normalmente, esta opção é muito mais barata do que a substituição total do smartphone e pode resolver o seu problema de bateria que se esgota rápida e facilmente. O preço da bateria varia consoante o telemóvel que possui.

A outra opção, claro, é substituir totalmente o seu telemóvel. Pode chegar a um ponto em que não é apenas a bateria que está a perder a sua vantagem e, por isso, optar por uma substituição pode ser a opção mais conveniente e financeiramente mais sensata. As reparações de telemóveis podem ser muito dispendiosas hoje em dia, por isso, se estiver a lidar com várias peças defeituosas e o seu telemóvel estiver a ficar velho, talvez seja altura de fazer uma atualização.

Aplicações de localização

Há um grande número de aplicações que podem seguir a sua localização e fazem gastar a bateria do smartphone mais depressa. E embora possa pensar que as aplicações do Google Maps apenas monitorizam a sua localização quando as está a utilizar diretamente, nem sempre é esse o caso. Esta monitorização constante da localização requer energia e pode afetar a vida útil da bateria do seu telemóvel.

A forma mais fácil de desativar o rastreio de localização é desligar completamente a localização do seu telemóvel. Pode fazê-lo no menu pendente do seu telemóvel. Também pode manter premido o ícone de localização na lista pendente do telefone para aceder a todas as definições de localização, como se mostra abaixo.

No entanto, se pretender que determinadas aplicações (talvez uma aplicação de segurança ou de navegação) continuem a seguir a sua localização, pode desativar a localização individualmente através da secção “Permissões” das definições de cada aplicação. Isto pode demorar algum tempo, mas dá-lhe controlo total sobre as aplicações que têm e não têm acesso à sua localização em tempo real.

Excesso de notificações

Quando instala uma nova aplicação no seu telefone, é provável que as definições de notificação sejam ativadas automaticamente. Mas não precisa necessariamente de receber notificações de todas as aplicações que tem, e fazê-lo pode ter um efeito prejudicial na duração da bateria do seu telemóvel. Por isso, pode desativar as notificações de determinadas aplicações para ajudar a reduzir a perda de bateria.

Para tal, aceda às definições do seu telefone e abra a secção Notificações. Aqui, poderá ver as definições de notificação de todas as aplicações instaladas no seu telemóvel.

Pode agora alterar as definições de notificação de qualquer aplicação, quer ligando e desligando-as rapidamente através do botão de alternância, quer tocando na própria aplicação para alterar definições mais específicas. Por exemplo, pode querer receber notificações de mensagens do Instagram, mas não de Gostos ou Seguidores.

Agora já sabe o que faz gastar a bateria do seu smartphone.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também