Slow cooker: as vantagens da panela que poupa na conta da luz!

Uma slow cooker é um aparelho de cozinha prático utilizado para cozinhar alimentos a uma temperatura baixa e constante durante um longo período de tempo. O processo de cozedura lenta permite que os sabores dos ingredientes se misturem e resulta em pratos tenros e saborosos.

Slow cooker: as vantagens da panela que poupa na conta da luz!

As panelas de cozedura lenta são uma forma cómoda e fácil de preparar refeições. São perfeitas para pessoas que procuram uma refeição quente e deliciosa pronta quando chegam a casa. As panelas de cozedura lenta têm normalmente três definições de temperatura para cozinhar: baixa, média e alta. Existe também uma definição de quente, que serve apenas para manter os alimentos cozinhados quentes, não para os cozinhar.

O que é uma slow cooker?

Uma slow cooker é um aparelho elétrico que tem uma panela com tampa e um elemento de aquecimento. A panela é de cerâmica ou metal e recebe alimentos e líquidos. O elemento de aquecimento está localizado debaixo da panela e é utilizado para cozinhar os alimentos a uma temperatura baixa.

Slow cooker

A tampa é utilizada para selar o calor e a humidade, o que ajuda a cozinhar os alimentos de forma uniforme e evita que sequem. Alguns modelos de panela lenta incluem temporizadores e opções predefinidas e funcionalidades programáveis que ajudam na preparação dos alimentos.

Os benefícios

As panelas de cozedura lenta são benéficas por várias razões. Uma das principais vantagens é que lhe permitem preparar refeições com antecedência. Basta colocar os ingredientes na panela de manhã, ligá-la e, à noite, terá uma refeição quente e deliciosa pronta a consumir. Isto é especialmente útil para pessoas ocupadas que não têm tempo para cozinhar durante o dia.

Ao contrário da maioria dos eletrodomésticos de cozinha, que tem de vigiar enquanto cozinha por razões de segurança, as panelas de cozedura lenta permitem-lhe colocar todos os ingredientes da receita no interior, prepará-la e esquecê-la. Esta é uma das principais características, pois permite-lhe concentrar-se noutras actividades enquanto os alimentos cozinham.

Outra vantagem das panelas de cozedura lenta é o facto de serem eficientes em termos energéticos. Como cozinham os alimentos a baixas temperaturas, consomem menos energia do que os fornos tradicionais ou os fogões. Isto torna-as uma ótima opção para as pessoas que querem poupar dinheiro nas suas contas de energia.

Definições de temperatura e tempos de cozedura

As slow cookers têm normalmente três definições de temperatura: baixa, média e alta. A definição baixa é normalmente utilizada para pratos com um tempo de cozedura mais longo. São exemplo disso sopas, guisados e refogados. A definição média destina-se a pratos que requerem um tempo de cozedura mais curto, como caçarolas e assados.

A definição alta é para pratos com um tempo de cozedura muito curto, como molhos e fondue. A maioria das panelas de cozedura lenta aquece entre 87 e 98 graus na definição baixa e até 148 graus Fahrenheit na definição alta. É importante notar que os níveis de aquecimento diferem consoante as marcas, modelos e tamanhos e que estes níveis de aquecimento demoram algum tempo e atingem gradualmente o seu ponto mais alto. A maioria dos modelos também tem uma definição de quente ou de manter quente.

A temperatura média é de aproximadamente 73 graus. Deve-se utilizar para manter quentes os alimentos bem cozinhados. Não se deve utilizar para cozinhar alimentos devido à temperatura extremamente baixa.

Os tempos de cozedura variam de receita para receita

Entretanto os tempos de cozedura dos pratos da panela de cozedura lenta variam consoante a receita e a regulação da temperatura. Assim um prato cozinhado na temperatura baixa demorará mais tempo a cozinhar do que um prato cozinhado na temperatura alta. Por outro lado, algumas receitas requerem uma definição específica para obter um melhor resultado, pelo que deve seguir sempre as instruções da receita.

Por exemplo, um guisado cozinhado em lume brando pode demorar 8 a 10 horas a cozinhar, enquanto um molho cozinhado em lume alto pode demorar apenas 2 a 3 horas. Muitas receitas utilizam temperaturas altas e baixas. Por exemplo, a receita começa a cozinhar à temperatura alta e, algumas horas mais tarde, termina o tempo de cozedura à temperatura baixa.

Vale mesmo a pena?

As vantagens falam por si.

Conveniente: As panelas de cozimento lento destinam-se a pessoas ocupadas. Basta adicionar os ingredientes à panela de manhã e terá uma refeição quente e deliciosa pronta quando chegar a casa.

Eficiência energética: As panelas de cozedura lenta consomem menos energia do que os fornos ou fogões tradicionais, o que pode ajudá-lo a poupar dinheiro nas suas contas de energia.

Saborosa: Entretanto a cozedura lenta permite que os sabores dos ingredientes se misturem, resultando em pratos tenros e saborosos.

Mais saudável: As temperaturas mais baixas retêm mais valor nutricional dos alimentos.
Fácil de limpar: As panelas de cozedura lenta são fáceis de limpar, o que as torna práticas e de baixa manutenção. Para além disso existem também no mercado revestimentos descartáveis que tornam a limpeza mais cómoda.

Versátil: As panelas de cozedura lenta podem-se utilizar para confecionar uma grande variedade de pratos, desde sopas e guisados a caçarolas e assados.

Poupa tempo: Entretanto as panelas de cozedura lenta poupam tempo e esforço ao cozinharem por si, permitindo-lhe passar o seu tempo a fazer outras coisas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também