A Toyota, apesar de criticada por “chegar atrasada” ao mundo dos veículos 100% elétricos, é inegavelmente uma das fabricantes que mais apostou na eletrificação, ou em alternativas à mesma. Afinal, estamos a falar da responsável pelo Prius, e também do Mirai! O primeiro, o híbrido que começou tudo isto, e o segundo, um automóvel a hidrogénio que pode significar um futuro bastante mais apelativo face aos veículos elétricos baseados em baterias.
Pois bem, caso não saiba, a Toyota, além de continuar a apostar em tecnologias alternativas, também já tem veículos elétricos extremamente interessantes, e ao que tudo indica, está também pronta a trazer avanços tecnológicos incríveis capazes de levar esta tecnologia a um outro nível.
Carros elétricos capazes de oferecer 1200 Kms? É uma promessa!
Portanto, a Toyota parece ter chegado a um avanço tecnológico incrível, capaz de transformar a gigante Japonesa na primeira fabricante automóvel a lançar veículos elétricos baseados em baterias em estado sólido. Baterias mais leves, mais eficientes, que aquecem menos, e oferecer muito mais potencial energético. Caso não saiba, para muitos especialistas, a primeira fabricante a conseguir oferecer esta tecnologia, de forma massificada, vai ganhar a corrida à eletrificação.
De forma muito resumida, a Toyota foi capaz de desenvolver uma forma de simplificar a produção dos materiais que dão vida às baterias. Isto significa que vai ser possível lançar carros elétricos com autonomias a tocar nos 1200 quilómetros, com tempos de carga de apenas 10 minutos. Se for verdade, isto vai meter a Toyota no topo da pirâmide do mundo elétrico!
Porém, apesar de ser uma novidade incrível, não é algo que vá acontecer para já. A Toyota está a apontar para 2027 ou 2028. Uma meta ambiciosa, mas que claro está, dá ~5 anos às rivais para chegarem às mesmas conclusões.
Em suma, seja a Toyota, ou outra fabricante qualquer, ver baterias mais leves, mais fiáveis, e com tempos de carregamentos muito mais aliciantes, vai mudar completamente a forma de como olhamos para um carro elétrico.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!