O Windows é o Sistema Operativo mais popular do mundo computacional, mas, como temos várias fabricantes, cada uma delas a usar os componentes que quer, é por vezes complicado lançar atualizações completamente livres de problemas. Afinal, já pensou nas misturas que existem no mundo dos PCs? Entre componentes diferentes, e drivers que podem ou não darem-se bem com outras drivers. A coisa acaba por ser uma grande confusão.
Obviamente que a equipa responsável pelo desenvolvimento e manutenção do Windows 11 tem de estar pronta para a realidade, e lançar atualizações bem testadas e seguras. Mas… Isso nem sempre acontece.
A vÃtima mais recente das atualizações do Windows foi o SSD.
Windows 11 está de volta aos bugs! SSD lento!
Portanto, ao que tudo indica, o bug nem sequer é muito recente, visto que foi introduzido com a atualização KB5023778 em Março. O que acontece? É simples, em algumas máquinas, a velocidade de leitura e escrita do SSD instalado cai para nÃveis significativamente mais baixos face aquilo que este é capaz de oferecer.
Curiosamente, o bug até tem passado despercebido por vários utilizadores, e por isso mesmo, não parece ser um problema prioritário para a equipa responsável pelo Windows. Mas, é um assunto que começou a ser discutido pelas várias comunidades de entusiastas ao redor do globo. Por isso mesmo, está a ganhar maiores focos de atenção, e de crÃticas.
Qual é o verdadeiro impacto? Bem, segundo relatos em fóruns da especialidade, o Windows é incapaz de utilizar o potencial máximo dos SSDs mais rápidos do mercado. Assim, mesmo que tenha uma drive PCIe 5.0 capaz de oferecer 10GB/s, vai fica limitado a velocidades de leitura de 1200MB/s. Consegue imaginar gastar 400€ num SSD topo de gama, e depois ficar limitado a quase um décimo da sua performance?
Bem, por enquanto, a Microsoft ainda não falou oficialmente sobre o assunto. Dito isto, se quiser livrar-se do bug, a única hipótese é mesmo volta a uma instalação do Windows 11 antes da atualização de Março.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!