iPhone: estes pontos coloridos podem salvar a sua vida!

Os iPhones modernos têm sinais de aviso claros quando a sua privacidade é abusada. Dito isto tem de dar atenção a algumas coisas para evitar problemas. Assim preste mesmo atenção aos “pontos” coloridos que aparecem na parte superior do ecrã do seu iPhone. É que na prática estes alertas do iPhone podem revelar quando algo está muito errado com uma aplicação.

iPhone: estes pontos coloridos podem salvar a sua vida!

Isto é uma função que também está presente no mundo Android e que a Apple também implementou. Na prática consiste em três “pontos” principais ou ícones da barra de estado da Apple a que deve estar atento.

O primeiro é laranja – embora possa parecer-lhe amarelo. Como tal, se vir o ponto laranja, isso significa que o seu microfone está a ser utilizado.

Depois, tem o ponto verde, que deve ter o mesmo tamanho e forma que o laranja. Quando o ponto verde aparece, significa que a sua câmara está a ser utilizada por uma aplicação.

Este ponto só é ativado quando a sua câmara está a ser utilizada ativamente. Ou seja, não aparecerá apenas porque tem o Instagram aberto, por exemplo. Só surge se o Instagram começar a olhar para si através da sua câmara.

Por fim, há o ponto azul – que deve ter uma seta branca no seu interior.

A seta aponta para cima e para a direita e tem aparecido nos iPhones desde o lançamento do iOS 15 em 2021.

Normalmente, fica cinzenta se uma aplicação ou site estiver a utilizar os Serviços de Localização. Mas mudará para azul se a aplicação que estiver a utilizar estiver a tentar aceder à sua localização.

Existe também outro tipo de ponto azul que aparece ao lado das aplicações no seu ecrã inicial. Isto significa que a aplicação se atualizou recentemente – e não é motivo de preocupação.

Quando é que se deve preocupar com os pontos do iPhone?

Na maior parte das vezes, quando vê um dos pontos acima, não tem qualquer problema.

Afinal de contas, muitas aplicações precisam de aceder a algumas destas partes sensíveis do seu telefone. Para fazer um vídeo no TikTok, normalmente é necessária a sua câmara. Entretanto terá de ceder o microfone para fazer uma chamada no WhatsApp e por aí fora.

whatsapp, iMessage

O problema é quando as aplicações utilizam estas permissões de forma suspeita.

Se uma aplicação que diz ser uma calculadora estiver a utilizar a sua câmara, isto é um sinal de alerta importante.

Se aceder à Central de controlo do iPhone, pode verificar o ícone na parte superior para ver que aplicação está a utilizar o microfone, a câmara ou a localização.

Também pode ir às Definições e ativar o Relatório de privacidade da aplicação para ver um registo atualizado das aplicações que utilizaram as suas “permissões” sensíveis – e quando. Se achar que algo está errado, pode negar as permissões em qualquer altura nas Definições.

Entretanto considere a possibilidade de eliminar as aplicações que parecem estar a abusar da sua privacidade.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também