Pessoalmente, nunca duvidei que a Google iria ser capaz de criar uma resposta ao ChatGPT, porque… Bem… A Google tem acesso a informação que nunca mais acaba. Aliás, a Google tem o domínio da pesquisa, e das notícias, a uma escala global.
Além disso, também tem recursos suficientes para criar um rival a sério ao agora extremamente famoso ChatGPT. Aliás, tem tantos recursos, e tanta vontade de avançar com o projeto, que as próprias regras de privacidade da plataforma mudaram, para mostrar que o foco é aproveitar o máximo da sua informação, quer você queira ou não, para treinar os vários sistemas que a gigante da pesquisa tem em desenvolvimento.
Google vai usar a sua informação para o IA
Portanto, caso não saiba, na semana passada, a Google fez uma pequena, mas importante mudança à sua política de privacidade. Para quê? Basicamente, a Google passa a ter acesso a qualquer tipo de informação que publique na Internet, para posteriormente treinar os seus modelos IA.
Ou seja, se antigamente podíamos ler que a Google poderia ter acesso aos nossos dados para pesquisa, negócios, e melhoria de ferramentas como o Google Tradutor, agora, a coisa mudou um pouco para:
- “A Google utiliza as informações que armazena para melhorar serviços e para desenvolver novos produtos, funcionalidades e tecnologias que beneficiem utilizadores e/ou o público. Por exemplo, utilizamos informações disponíveis ao público para ajudar a treinar os modelos de IA da Google e criar produtos e funcionalidades como o Google Translate, o Bard e ainda as capacidades de IA na nuvem.”
Onde é que a Google vai buscar todos os dados? Bem, na nova política, a Google também clarifica um pouco a situação, ao dizer:
- “Podemos recolher informações publicamente disponíveis online ou de outras fontes públicas para ajudar a treinar os modelos de IA da Google e a criar produtos e funcionalidades como o Google Translate, o Bard e as capacidades de IA na nuvem. Ou, se as informações da sua empresa aparecerem num Web site, poderemos indexá-las e apresentá-las nos serviços Google.”
Esta mudança foi aplicada no dia 1 de Julho de 2023, e vem com retroativos. Ou seja, a Google tem acesso a décadas de informação em toda e qualquer conta Google ativa, ou provavelmente até inativa. (Isto inclui todos os serviços Google)
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