Como noticiámos ontem, a Google decidiu começar um teste em que vai limitar a experiência de utilização de todas as contas apanhadas a usar bloqueadores de anúncios no YouTube. Uma decisão que pode ser irritante para quem está habituado a ver YouTube sem qualquer tipo de anúncio, que vamos ser honestos… Podem ser extremamente chatos. Mas que, ao mesmo tempo, é uma decisão que pode significar o melhor para a plataforma, e para os criadores que dependem dela.
YouTube a bloquear contas pode ser uma boa notÃcia
Portanto, caso não saiba, a equipa responsável pelo desenvolvimento e manutenção do YouTube está agora a fazer um teste regional, em que qualquer utilizador “apanhado” com um bloqueador de anúncios ativo, como é o caso do AdBlock, terá apenas acesso a 3 vÃdeos na plataforma. Para ter acesso integral ao YouTube, estes utilizadores têm de desativar o plug-in, ou fazer whitelist ao YouTube.
Pois bem, o YouTube é uma plataforma completamente gratuita, que tem como forma de subsistência os anúncios publicitários. É assim que os criadores são pagos, e é assim que temos acesso a muito e bom conteúdo na plataforma. Sem anúncios… Não há dinheiro. Sem dinheiro… Não há vÃdeos. Curiosamente, além dos anúncios, o YouTube também tem uma subscrição disponÃvel, que anula estes mesmos anúncios, e ainda dá acesso a outro tipo de serviços. Por isso, se não quiser piorar a sua experiência, existe solução.
Infelizmente, entretenimento “de borla” é cada vez mais difÃcil de encontrar fora do mundo da pirataria.
Sim, é verdade que a Google exagera nos anúncios, na sua perseguição ao lucro. Mas também é verdade que para manter a qualidade, e a quantidade de conteúdo, é preciso continuar a apostar na mesma estratégia. Porém, talvez seja correto fazer um “acerto” e melhorar o sistema. Porque, honestamente, a quantidade e tamanho dos anúncios está terrÃvel nos tempos que correm.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!