Atenção: este é o efeito dos dias quentes no seu PC!

Os computadores são máquinas poderosas. No entanto, existem muitos fatores internos e externos que podem ter impacto no funcionamento do mesmo, incluindo o clima. Mas como é que os dias quentes podem afetar o seu PC e o que pode fazer para o manter nas melhores condições?

Atenção: este é o efeito dos dias quentes no seu PC!

Todos sabemos que as temperaturas muito elevadas e os componentes eletrónicos não se misturam bem. Embora seja natural que o seu PC aqueça durante a utilização (especialmente se estiver a fazer streaming, a jogar ou a fazer muitas coisas ao mesmo tempo), há um ponto em que isso pode tornar-se um problema.

O sobreaquecimento interno provocado pela libertação de energia do próprio PC tende a fazer com que o seu computador fique mais lento, uma vez que ele irá reduzir o processamento. As ventoinhas do seu computador também podem estar a trabalhar arduamente para arrefecer o seu PC, o que normalmente é acompanhado por um zumbido fraco ou alto, dependendo da temperatura a que as coisas ficam.

A produção de calor dos componentes internos é a causa da maioria das ocorrências de sobreaquecimento do PC. Mas como é que o calor externo afeta o seu PC?

Um estudo realizado pela Universidade do Arizona revelou que a temperatura mais elevada registada no planeta foi de 56,7°C. Para um ser humano, isto não seria muito confortável, mas o caso é diferente para o hardware do computador. Tudo o que estiver abaixo dos 60 °C é perfeitamente seguro. Quando o seu PC ultrapassar os 70°C, é aconselhável fazer algumas coisas para o arrefecer.

É muito improvável que a temperatura externa por si só danifique o seu PC. Mas isto não quer dizer que não tenha qualquer efeito.

Um estudo da Puget Systems encontrou uma relação linear entre as temperaturas externas (ambiente) e interna do PC. O estudo revelou que, quando ociosa, a temperatura do processador aumenta em 1°C quando a temperatura externa aumenta na mesma proporção.

As temperaturas externas também afetam as placas gráficas. Assim a temperatura da gráfica GPU aumenta 0,5°C por cada 1°C de aumento externo.

Assim, se o seu PC já estiver a uma temperatura elevada, o sobreaquecimento é uma possibilidade. Isto pode levar à deformação, um fenómeno que faz com que alguns dos seus componentes (como a motherboard) encolham, expandam ou até derretam em temperaturas mais extremas. Naturalmente, isto é uma má notícia para o seu PC e pode causar danos irreversíveis que podem matar o seu hardware para sempre.

desligar o pc todos os dias estraga

Para além da deformação, as temperaturas elevadas podem causar velocidades de processamento lentas e até mesmo congelamentos ou falhas. Como sabemos, as ventoinhas que entram em ação para atenuar este aumento de temperatura podem tornar as coisas ainda mais difíceis para o seu PC, uma vez que tem de utilizar ainda mais energia para arrefecer o hardware (o que também pode libertar mais calor).

Se isto acontecer regularmente, pode encurtar a vida útil do seu PC devido ao stress e ao desgaste geral.

Além disso, a caixa externa de um PC pode limitar ainda mais o fluxo de ar e fazer subir as temperaturas. É por isso que é aconselhável manter o ambiente fresco, seja com ar condicionado ou com uma ventoinha de secretária, para que o seu PC não tenha problemas. Manter o seu PC fora da luz solar direta também pode ajudar a mantê-lo fresco nos dias quentes.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também