Tem ideia de quem começou com a agora aparente revolução elétrica? Ou mais importante que isso, quando é que esta começou? Pois bem, a revolução elétrica do mundo automóvel começou com a primeira geração do Toyota Prius, no distante ano de 1997. Sim, parece que foi ontem, mas o Prius vai entrar agora (2023) na sua quinta geração.
Cinco gerações que começaram com uma grande luta por parte da marca, porque, como deve imaginar, na altura ninguém sabia muito bem o que era um automóvel híbrido. Um esforço que valeu a pena, visto que durante muitos e bons anos, o nome Prius foi sinónimo de eletrificação no mundo automóvel.
Dito tudo isto, como é que a quinta geração do automóvel que começou tudo isto se porta nas estradas Portuguesas? Vamos descobrir!
(Hands-On) Toyota Prius: Nova geração do ícone!
Portanto, a quinta geração do Toyota Prius aparece agora com apenas uma motorização PHEV (Plug-In Hybrid Electric Vehicle), que promete várias melhorias face à última geração originalmente lançada em 2015.
Afinal de contas, além de muito equipamento na sua versão base (~40 mil euros), o Prius é agora capaz de oferecer uma potência combinada de 223cv (Motor 2.0L 152cv + Motor Elétrico 163cv), 86 quilómetros de autonomia puramente elétrica graças a uma bateria de 13.6 kWh, e além de tudo isto, a capacidade de ir dos 0 aos 100 km/h em 6.8s.
O carregamento da bateria pode ser feito através de um carregador de 10A (2.2kW), que vem incluído com o carro. Um ato que deverá demorar cerca de 6 horas dos 0 aos 100%. Porém, se quiser algo mais potente, pode usar um carregador até 16A, para um carregamento a tocar nos 3.3kW. Isto reduz o tempo de carga substancialmente, para pouco mais de 4 horas.
Números que por si só não impressionam, visto que carros Plug-In capazes destes valores são hoje em dia algo banal, e até existem veículos PHEV com velocidades de carregamento superior. Porém, o Prius parece estar um nível acima, tanto na qualidade de construção, como também na suavidade e prazer de condução.
Afinal, além de tudo isto, como exemplo do que disse em cima, o Prius traz algo que vamos começar a ver em cada vez mais veículos eletrificados.
Ou seja, temos um sistema de carregamento solar no tejadilho (extra disponível apenas na versão Premium), capaz de oferecer cerca de 8 quilómetros de autonomia diários. Sim, parece pouco, mas ao longo de 1 semana são 56 quilómetros, de 1 mês 248 quilómetros, e finalmente, ao longo de um ano, cerca de 2920 quilómetros ‘de borla’.
Esta funcionalidade que é na realidade um painel solar montado no tejadilho do automóvel, é uma clara melhoria face aquilo que a quarta geração trazia, porque este painel é agora capaz de carregar diretamente a bateria de tração, isto em vez de uma bateria secundária.
É importante salientar que preocupação com a parte elétrica é aparente e importante para a marca, porque mesmo com a bateria a zeros, a Toyota promete um carro extremamente apelativo nos consumos.
Aliás, o Prius é até capaz de perceber qual é a forma de conduzir mais eficiente, ao olhar para a nossa rota no seu próprio sistema de navegação.
Como é no dia-a-dia?
Falar de especificações é uma coisa. Pegar no carro é outra!
A Leak.pt foi convidada pela Toyota Portugal a testar o novo Prius, e como tal, podemos desde já oferecer a nossa opinião em primeira mão.
Antes de mais nada, o Prius é um carro vistoso, especialmente nas cores mais fora do normal (como é o exemplo do amarelo mostarda). Isto ao apresentar um design moderno, mas acima de tudo aerodinâmico, e até um pouco desportivo.
É também um automóvel muito completo na parte tecnológica, ao oferecer todas as ajudas possíveis e imaginárias no exercício da condução, bem como uma funcionalidade muito interessante, que lhe permite estacionar o carro através do próprio smartphone. Bem, estacionar, e tirar o carro de lugares apertados!
A condução, a meu ver, é uma evolução natural daquilo que a Toyota tem vindo a oferecer na sua gama mais recente de veículos. Sendo uma melhoria substancial face a gerações mais antigas do Prius. Longe vão os ruídos estranhos vindos do motor!
No interior, temos dois ecrãs de grandes dimensões, um para toda a informação do veículos imediatamente à nossa frente, e outro que serve de sistema de entretenimento. Ambos têm boas cores, são rápidos e fluidos. Os acabamentos são de qualidade, a fugir um pouco à regra atual do mundo automóvel, que é o uso de plásticos baratos em toda a parte. Para mim, o único ponto negativo está no volante, que honestamente tem botões a mais. Mas… Mais vale botões a mais do que botões a menos. A Toyota foi inteligente nisso, ao meter apenas o estritamente necessário no ecrã. Tudo o que realmente interessa está disponível em botões, de qualidade, com feedback tátil.
Conclusão
Em suma, a quinta geração do Prius promete, e cumpre, no ato da condução. É acima de tudo, um carro estável, controlado, seguro, que se realmente quiser, também lhe consegue oferecer alguns arrepios na espinha quando encosta o pedal ao fundo, em modo desportivo.
Entretanto, vale ainda a pena referir que o Toyota Prius já está disponível para reserva, a começar nos 41.999€. Pode saber mais aqui. As primeiras unidades para teste estão agora a chegar aos concessionários. Nós vamos fazer uma análise mais detalhada nas próximas semanas.
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