Cancelar uma subscrição pode abrir a porta ao spam!

Existem coisas curiosas e esta é sem dúvida uma delas. Já alguma vez se perguntou porque recebe tanto spam no e-mail ou no smartphone e faz tudo certinho, quando outros amigos que nem sequer se preocupam com isso recebem metade ou ainda menos? Será uma questão de sorte? É que na realidade até costuma dar-se ao trabalho de sair das newsletters e de outras listas que não interessam enquanto outros não ligam nenhuma. Pois bem, não é sorte. O problema é que talvez ande a fazer demais já que cancelar uma subscrição pode abrir a porta ao spam!

Cancelar uma subscrição pode abrir a porta ao spam!

Pode parecer estranho, mas a verdade é que se alguma vez respondeu “STOP” a uma mensagem de texto com spam ou cancelou a subscrição de um e-mail com spam, está a morder o isco. Os burlões raramente visam pessoas específicas porque isso consome demasiado tempo. Uma forma mais eficiente de reunir vítimas é a boa e velha técnica de atirar barro à parede e ver o que cola. Se está a responder a estas mensagens, está a colar-se à parede e a parecer um excelente alvo.

Apple, iPhone

Sim, em alguns casos, cancelar a subscrição ou enviar uma mensagem de texto a dizer “STOP” a fontes legítimas irá limpar muita da confusão das notificações que recebe. No entanto se for uma fraude, estão apenas a sondar para ver se as suas informações de contacto são válidas.

Os burlões parecem estar sempre a pensar um passo à frente e sabem que as pessoas desconfiam de potenciais burlas. De facto, jogam com esse medo para o apanhar. Uma nova técnica que estão a utilizar assume a forma de “Não quer receber esta mensagem? Clique aqui para anular a subscrição”, sob a forma de mensagens de texto ou de correio eletrónico. Mas a ligação não cancela a sua subscrição, apenas lhes permite saber que é um contacto válido e que realmente recebe as coisas deles.

Ou seja, dar conversa é o pior que pode fazer. É como dizer eu estou aqui, sou um contacto e existo mesmo. Interagir, por vezes, pode ser o pior a fazer. A melhor forma de lidar com o spam, em muitos casos é não responder e bloquear do seu lado.

Mas também há mensagens de spam sem conteúdo que são igualmente perigosas

É um spam igual ao outro mas em que a mensagem chega em branco. É algo conhecido como Bait attacks. E há algo muito curioso sobretudo porque se trata de uma mensagem enviada para o email ou por mensagem para o smartphone que não tem nada, mas ainda assim consegue enganar as pessoas!

Entretanto há uma questão. Podemos receber um email de uma pessoa que corresponde a alguém real mas que não sabe que na realidade o enviou.

recebe spam

Este ataque foi descoberto pela equipa de segurança da empresa Barracuda. São emails realmente simples. Dito isto, apenas têm na linha do assunto algo como Olá ou Hi. E isto acreditem ou não é o suficiente para atrair as vítimas!

Quanto abrimos a mensagem não está lá nada e isso parece inofensivo. Mas será?

Isto dá a entender que apareceu algum erro no envio ou que algo está em falta. Depois as pessoas acabam por responder a isto. Acredito que estivessem a pensar que ninguém vai cair nisto. O problema é que é exatamente o contrário. As pessoas têm tendência a responder e respondem mesmo!

Apesar destes emails parecerem inofensivos assim que respondemos estamos a dizer ao sistema que os enviou que a nossa conta existe mesmo. Para além disso e uma vez que respondemos estes emails mais dificilmente serão bloqueados, posteriormente, mesmo que contenham spam.

emails em branco, recebe spam

Isto é mais ou menos como aquelas chamadas ou mensagens que recebemos de um número estranho. Não atendemos e depois retornamos.

Seja como for depois de respondermos à mensagem inicia-se um diálogo que na maioria dos casos só serve para nos roubar dinheiro.

Dos últimos Bait attacks, 90% foram enviados para contas Gmail. De facto, quem utiliza este serviço de email tem de estar alerta para não responder a estas mensagens.

GMAIL, recebe spam

Entretanto para tentarem perceber o funcionamento a empresa de segurança respondeu a uma destas mensagens e em menos de nada tinham outra a solicitar 389 Euros devido a uma compra de um software. Assim para resolverem a situação tinham de contar um determinado número.

Os tipos de esquemas que utilizam call centers falsos estão a aumentar a olhos vistos e são negócios muito lucrativos. Os especialistas da empresa Proofpoint estimam que mais de 60 milhões de pessoas tenham pedido dinheiro devido a estes esquemas.

Agora já sabe porque recebe tanto spam e qual a melhor forma de lidar com ele.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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