Quando não consegue dormir o relógio pode ser o seu pior inimigo. “Pelo menos tenho nove horas”, pode pensar enquanto se deita, mas se ainda estiver acordado uma hora depois, então só tem sete horas. Se ficar sem dormir duas horas depois, então só tem cinco e cinco horas não é muito. Depois começa a pensar em como estará cansado de manhã. Assim se acordar durante a noite isto tira-lhe o sono!
Cuidado! Se acordar durante a noite isto tira-lhe o sono!
Se isto lhe soa familiar, não é só a si. Os cientistas do sono há muito que reconheceram a ideia de “perder o sono por perder o sono”. De facto é um fator bem conhecido que pode contribuir para a insónia. Não é necessariamente a causa dos seus problemas de sono, mas pode agravá-los.
Por exemplo, digamos que tem um problema menor que dificulta o sono. Entra num ciclo de stress com o relógio à noite, dorme mal e fica cansado no dia seguinte. Depois, começa a temer a hora de ir para a cama, porque sabe que vai voltar a acontecer tudo de novo.
Antes de dar por isso, pode estar a tomar medicamentos para o ajudar a dormir, o que tem os seus próprios riscos para a saúde. Entretanto um estudo recente descobriu que o “comportamento de monitorização do tempo“, como se designa a observação do relógio, pode estar a levar as pessoas a tomar medicamentos de que, de outro modo, não precisariam.
Então, o que é que pode fazer em vez disso?
Um dos autores desse estudo diz que pode ajudar prometer a si próprio que não vai olhar para as horas. Cubra o ecrã do seu despertador ou, se utilizar o seu telemóvel para ver as horas, coloque-o fora do seu alcance. Se o despertador ainda não tiver tocado, ainda é de noite e é só isso que precisa de saber.
Sem o relógio, pode ficar preocupado por não saber se está a dormir o suficiente ou não. Mas mesmo com o relógio, não está necessariamente a contar as horas com precisão. Nas horas em que pensamos estar totalmente acordados, estamos muitas vezes a entrar e a sair do sono, e estamos a dormir mais do que pensamos.
Outro pensamento tranquilizador é que o relaxamento é quase tão bom como o sono. Se não consegue dormir, deitar-se tranquilamente na cama com os olhos fechados é a segunda melhor opção.
E se precisar de mais uma razão para deixar de se preocupar, lembre-se que o relaxamento é uma das melhores formas de adormecer – por isso, quer adormeça ou não, está a ajudar o seu corpo e cérebro ao encontrar uma forma repousante de passar as restantes horas da noite.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!