Comprar o Windows? O futuro é a subscrição e a cloud!

Para quê vender uma chave uma única vez, se é possível retirar dinheiro da conta bancária dos clientes, todos os meses, com a “desculpa” da subscrição? Pois bem, ao que tudo indica, esse é o próximo grande passo para a Microsoft com o seu Windows 11, ou claro, futuras versões do seu Sistema Operativo.

Aliás, já é algo que a Microsoft já faz, com grande sucesso, com a sua suíte Office! Um pacote de software que ainda está disponível como um pacote que pode ser comprado uma única vez, mas que verdade seja dita, tem cada vez mais fãs no lado da subscrição.

Sendo exatamente por isso que a Microsoft também quer deixar para trás os tempos em que era normal instalar o Windows em toda e qualquer máquina. A ideia é fazer com que tudo esteja disponível através da Internet! Sim… Até o sistema operativo vai estar na Cloud!

Comprar o Windows? O futuro é a subscrição e a cloud!

Portanto, todas as informações que têm chegado à Internet nos últimos dias acerca da Microsoft, são fruto da investigação levada a cabo pelos tribunais e FTC, devido à aquisição da Activision-Blizzard.

O que claro está, inclui muitas coisinhas interessantes fora do universo dos videojogos.

Um excelente exemplo disto é o facto de variada documentação da Microsoft apontar para um Windows 11 mais focado em ser um serviço, em vez de ser um simples pacote de software.

A Microsoft não quer transformar já o seu Sistema Operativo, mas o plano a médio longo prazo é mesmo deixar de o vender como uma unidade, e começar a oferecer o Windows 11 como uma subscrição mensal. Mais tarde, a ideia vai evoluir mais um pouco, com o Windows 11 a ficar disponível apenas e só através da Internet.

A Microsoft quer levar o Windows 11 para a Nuvem!

Backup do Windows deixou de funcionar

Porquê? Bem, vai ser mais fácil distribuir, manter e desenvolver todo o software. Além disso, é um sistema que abre a porta a outros tipos de uso! Como é o acesso a máquinas virtuais a partir de qualquer aparelho, como é o smartphone ou tablet Android ou iOS/iPadOS.

Quanto vai custar uma subscrição ao Windows 11? Ainda não fazemos ideia. Mas, é provável que não seja barato! Visto que vários estudos de mercado apontam para uma apetência grande dos utilizadores em pagar várias subscrições ao longo do ano. Aliás, segundo um estudo muito recente, nos Estados Unidos, uma grande franja dos utilizadores já paga cerca de 200 dólares por mês apenas em subscrições a serviços online.

Algo normal até em Portugal, onde temos de pagar a Netflix, a Disney+, o Spotify, o YouTube Premium, entre muitas outras coisas, mês após mês. Mas… Sendo o Windows uma ferramenta de trabalho, ou até um meio para ter acesso a conteúdo multimédia como é o caso dos videojogos, fará sentido ter de lidar com problemas na Internet, servidores, etc? Não prefere ter as coisas instaladas no seu próprio PC? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também