Apanhamos sol todos os dias, mas em alguns os raios ultravioleta são mais fortes do que noutros. Sabe isto intuitivamente se tiver tendência para se queimar. Provavelmente, não usa protetor solar se vai dar um passeio no inverno, mas aplica-o a meio do dia numa caminhada de verão. O índice UV é uma forma de calcular a intensidade dos raios solares, em vez de se basear numa intuição.
O que é o índice UV?
O índice UV mede a radiação ultravioleta (UV) do sol ao nível da superfície da Terra e pretende ser um indicador do potencial de danos solares na nossa pele.
A radiação ultravioleta e, por conseguinte, os números do índice UV, são mais elevados quando o sol se encontra num ângulo mais elevado no céu. Fora dos trópicos, isto significa que o índice UV é mais elevado durante o meio-dia no verão. (O ângulo do sol no inverno é mais raso, mesmo a meio do dia).
Mas existem ainda outros fatores que influenciam tudo isto. São exemplo disso, a altitude, a cobertura de nuvens, a latitude, o ozono e a reflexão no solo.
O índice UV tem em conta tanto a radiação UVA (que pode causar espessamento e enrugamento da pele, bem como risco de cancro) como a radiação UVB (que é conhecida por causar queimaduras solares e bronzeados, e que também pode contribuir para o risco de cancro). Os números FPS nos protetores solares referem-se à sua proteção contra os raios UVB, e as letras pequenas que descrevem um protetor solar como “largo espetro” indicam que também protege contra os raios UVA.
Como é que descobre o índice UV?
Uma vez que o índice UV muda com base na época do ano, na hora do dia e nas condições climatéricas, é frequentemente comunicado juntamente com a meteorologia. Assim se o boletim meteorológico local ou a aplicação não o incluir, pode consultar o índice UV do dia em sites como o Project Sunscreen.
Mesmo que não consulte o índice UV todos os dias em casa, pode ser útil quando está a viajar.
O que é que significam as diferentes classificações?
Pode pensar no índice UV como uma escala de 1 (espera-se muito pouca radiação UV) a cerca de 10. Em alguns casos, pode ir além de 10, sendo que 11+ é definido como exposição UV “extrema”.
Eis a forma como a Organização Mundial de Saúde descreve os diferentes níveis:
1-2: Não é necessária proteção solar.
3-7: Exposição moderada a elevada aos raios UV. Recomenda-se proteção solar.
8 ou mais: Exposição muito elevada aos raios UV. Recomenda-se uma proteção solar “extra”.
Entretanto por “proteção”, a OMS refere-se a toda e qualquer forma de se proteger do sol. Estas incluem vestuário e chapéus de proteção solar, protetor solar, óculos de sol e optar por ficar à sombra.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!