Como deve saber, graças às recentes aquisições da Microsoft, é agora possível ter uma ideia bem definida da estratégia da Microsoft para o médio-longo prazo. Mais concretamente, na forma como a Microsoft queria, e ainda quer, levar o seu ecossistema Xbox para outros níveis.
A estratégia tinha como base o dinheiro. Ou seja, a Microsoft queria investir grandes quantidades de dinheiro, para conseguir meter o melhor conteúdo multimédia, os melhores serviços, etc… Tudo do seu lado.
No entanto, pelo menos até agora, a estratégia está a falhar.
Microsoft vs Sony: Estratégia do dinheiro é um tiro no pé
Portanto, a Microsoft tem vindo a investir forte e feio no mundo dos videojogos, contando agora com estúdios de renome, e por isso, títulos que no futuro podem fazer mossa. Especialmente se tivermos em conta a iminente aquisição da Activision-Blizzard, que só por si, conta com Call of Duty, Diablo, Warcraft e StarCraft.
Mas… Como é que a Microsoft poderia vencer a Sony pelo dinheiro, se os maiores sucessos da rival são criados e desenvolvidos pela própria. Aliás, basta olhar para a atual geração de consolas, para se ter uma ideia do real problema da Microsoft no mundo dos videojogos.
Afinal de contas, apesar do impacto da pandemia no desenvolvimento de videojogos, desde o lançamento da nova geração em 2020, a Sony já tem do seu lado God of War Ragnarok, Horizon Forbidden West, Returnal, Ratchet and Clank, e está prestes a receber Spider-Man 2. Além destes exclusivos, a Sony tem ainda vários acordos de exclusividade, com estúdios de renome, como é o caso da Square Enix (Final Fantasy).
Não faria mais sentido para a Microsoft, visto que é uma estratégia a longo prazo, começar a trabalhar em projetos da mesma qualidade, mesmo que baseados em novos IPs? Isto em vez de comprar só por comprar?
Apesar de tudo, apesar da imensidão de dinheiro que o mundo dos videojogos traz para cima da mesa. Ainda há uma coisa que os euros não compram… A alma! Pelo menos por enquanto, um bom videojogo, para ter sucesso, tem de ter um bom pedaço de alma, que claro, é algo que vem do esforço e amor de cada elemento do staff de cada estúdio.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!