Separar os brancos das cores era outrora uma necessidade. Separava os brancos para os poder branquear e lavava as cores em água fria para as proteger de escorrerem e desbotarem. A roupa era cara, tal como as máquinas de lavar e de secar. Assim era preciso ter cuidado com ambas. Uma vez que os hábitos de lavagem da roupa são normalmente transmitidos pela família e não pela escola, se os seus avós separavam a roupa é provável que os seus pais também o fizessem. Mas será que precisa de o fazer? A verdade é que não precisa de separar a roupa que vai lavar na máquina.
Não precisa de separar a roupa que vai lavar na máquina!
Apesar de não ser necessário separar a roupa a verdade é que existe algum benefício a longo prazo em continuar a separar e a lavar a roupa separadamente, de acordo com a maioria dos especialistas em lavandaria. Mas devemos quantificar a quantidade de benefícios. Não existe qualquer ameaça real para a sua roupa ou para as máquinas se lavar tudo junto. A única coisa é que a vida da sua roupa pode encurtar ligeiramente, mas é só isso. Uma vez que a maioria das roupas que usamos são agora um subproduto da moda rápida, há menos investimento em cada peça, e elas não são realmente construídas para o longo prazo como as roupas eram antigamente.
Para além disso, as fibras naturais e os corantes anteriormente muito comuns substituíram-se por fibras sintéticas e melhores processos de tingimento. Isto resulta em peças de vestuário muito mais resistentes à cor. Estas peças de vestuário também resistem melhor aos processos de lavagem. Os avanços nos detergentes também se centraram na utilização de menos detergente, impedindo que as cores desbotem, mantendo os brancos brilhantes e lavando tudo em água fria para poupar energia. Como resultado, a lavagem de roupa em geral é muito mais suave para as roupas.
De facto muitas pessoas têm vindo a revelar nas redes sociais e fóruns, especialmente as mais novas, que já não separam a rouba. No entanto há uma exceção à regra.
No meio de tudo isto há uma exceção importante!
O vestuário de desporto é provavelmente tratado para repelir à água. Assim muitas vezes, necessita de um detergente especial que aposto que não está a utilizar, porque isto é tudo novidade. Mas faz sentido, se pensar nisso. O vestuário desportivo é provavelmente a roupa mais suja que deitamos na máquina de lavar. Ao mesmo tempo também é provável que seja uma das roupas mais caras que possuímos. Procure tudo o que tenha uma etiqueta que diga “absorção de humidade”, “respirável” ou “alta resistência” e certifique-se de que separa essa roupa do resto da sua roupa. E, se puder, opte pela lavagem desportiva.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!