SCAM! Se receber um smartwatch no correio, não o use!

Enviar um smartwatch para a casa de uma vítima, de borla, parece ser uma forma demasiado cara de tentar ter acesso às informações de um qualquer utilizador. Mas, será assim tão cara, se tivermos em conta o preço de alguns smartwatches hoje em dia no mercado? Especialmente se encomendar relógios de “marcas brancas” de plataformas como a Wish ou o Aliexpress, que custam menos de 1€?

Pois bem, esta é a mais recente tática de vários hackers, e ao que tudo indica, está a popularizar-se de forma incrivelmente rápida!

SCAM! Se receber um smartwatch no correio, não o use!

Portanto, no passado, já aconteceu termos relatos de pens USB, smartphones, ou outros aparelhos eletrónicos, a aparecerem na caixa de correio da casa de algumas pessoas. Parece estranho, eu sei, mas é uma das formas mais eficientes, e mais fáceis, de ganhar acesso privilegiado à informação de uma qualquer potencial vítima.

Afinal, em Portugal, quem é que iria encontrar um aparelho eletrónico na caixa de correio, e não iria imediatamente ficar felicíssimo da vida? Bem, apesar do facto do smartwatch ser um aparelho muito mais simples, a realidade é que conta com as mesmas exatas vulnerabilidades que podemos encontrar noutros aparelhos mais poderosos. Isto com a vantagem de estar sempre com o utilizador, em qualquer lado, e em qualquer altura.

O envio de relógios inteligentes está a ficar popular nos Estados Unidos, com o acontecimento mais recente a ser o envio, em massa, de aparelhos deste tipo, para casa de elementos das forças armadas Norte-Americanas. Curiosamente, os aparelhos aqui enviados nem precisavam de ser emparelhados aos smartphones das “vítimas”, visto que estes ligavam-se automaticamente à rede Wi-Fi mais próxima, assim que retirados da caixa e ligados.

Obviamente que este “ataque” foi coordenado e planeado. Porém, a realidade é só uma. Existem smartwatches à venda por pouco mais de 1€. Por isso, esta pode vir a ser uma forma extremamente eficiente de atacar, e roubar informações vitais. Não se esqueça que a grande maioria dos smartwatches já conta com vários sensores biométricos, e até microfones.

Tenha cuidado! Ninguém dá nada a ninguém!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também